Em reunião na Embratur, prefeitos cearenses buscam ações para atrair mais turistas para o Estado

Por: Redação | Em:
Tags:,
embratur

Segundo o presidente da instituição, Marcelo Freixo, a Embratur vem se desenvolvendo para promover o turismo no mercado internacional. (Foto: Renato Vaz/Embratur)

Com o objetivo de pensar em parcerias para ampliar a promoção do Ceará no setor de turismo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, em Brasília, um grupo de sete prefeitos que busca parcerias para explorar o potencial turístico cearense. Os encantos das belezas naturais do Estado, misturados às experiências gastronômicas e culturais, são alguns dos atrativos que contribuem para manter o Ceará como um dos destinos mais procurados pelos turistas estrangeiros no Brasil.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


A Embratur, segundo Freixo, vem se desenvolvendo para promover o turismo no mercado internacional. “Não tenho dúvidas que o estado é essencial para o setor de turismo no país. E é muito importante que a nossa equipe conheça a potencialidade de cada uma dessas regiões”, afirmou. A reunião contou com a presença de gestores dos municípios de Paracuru, Ipu, Fortaleza, Santa Quitéria, Croatá, Ibiapaba e Amontada.

Na ocasião o presidente da Agência pediu aos prefeitos que façam um mapeamento dos atrativos turísticos e apontem suas necessidades. “Com esse documento em mãos, a Embratur terá condições de orientá-los sobre as necessidades de cada mercado, para que possam investir de forma assertiva, aumentando a geração de emprego e renda nas cidades”.

 O prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barroso, destacou o calendário de eventos de seu município como principal atrativo. “Temos uma famosa exposição agropecuária e a vaquejada, que reúnem um grande público, que são os nossos eventos de destaque. Então, podem ser grandes atrativos para os turistas do agronegócio, e a Embratur pode nos dar uma visibilidade no mundo”, destacou o prefeito.

Já o representante do município de Ibiapaba, Sérgio Rufino, explicou que muitas das belezas naturais do Ceará ainda são desconhecidas. “Temos muitas áreas não exploradas na região, como trilhas, cascatas, rotas e até mesmo praias totalmente fora do mapa turístico do nosso estado. O que buscamos é a qualidade para o nosso turismo que a Embratur pode, sim, nos orientar a seguir os melhores caminhos, como, por exemplo, a capacitação dos nossos receptivos”, disse. 

Ao final do encontro, o presidente Marcelo Freixo fez questão de elogiar a iniciativa dos prefeitos de se unirem em defesa do turismo nas cidades. “O diálogo com os municípios é muito importante e ver esse grupo de gestores unido nos motiva a trabalhar ainda mais, porque temos certeza que turismo é investimento, é emprego e renda”.

*Com informações da Embratur.

Saiba mais:

Turismo cearense cresce 36,7% em 2022 e supera desempenho nacional

Sindepat quer que turismo seja mercado notório no Brasil

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas