Em negócio envolvendo US$ 2,52 bilhões, aproximadamente R$ 13 bilhões, A brasileira Natura&Co (NTCO3) acertou a venda de sua marca de luxo Aēsop para a francesa L’Oréal, de acordo com comunicado das duas empresas ao mercado. Esse valor corresponde ao enterprise value atribuído à marca australiana. Os ADRs da Natura subiam 15% nas negociações do after hours da Bolsa de Nova York.
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De acordo com Fábio Barbosa, CEO da Natura, “o desinvestimento da Aēsop marca um novo ciclo de desenvolvimento para Natura&Co. Com uma estrutura financeira fortalecida e um balanço desalavancado, a Natura &Co, exercendo rigorosa disciplina financeira, poderá aprofundar o foco em suas prioridades estratégicas, notadamente em nosso plano de investimentos na América Latina”.
Em comunicado, ele também informou, que a empresa pretende continuar a melhorar os negócios da The Body Shop e reorientar a presença da Avon International. “Estamos confiantes de que a história de crescimento da Aēsop continuará sob a propriedade da L’Oréal e desejamos sucesso contínuo neste novo capítulo”.
O executivo, que assumiu o comando da gigante brasileira e mundial de cosméticos em junho de 2022, fez referência a uma das principais preocupações de investidores e analistas na empresa. Com o negócio, a Natura reduzirá de forma substancial a sua dívida bruta, que estava em R$ 13,4 bilhões ao fim de 2022, o que libera recursos para que possa avançar com seu plano de negócios, ainda que não resolva todos os seus problemas, como destacaram analistas do Goldman Sachs.
As ações da Natura foram negociadas a R$ 13,57 no fechamento da última segunda-feira (03), com queda de mais de 50% em 12 meses, embora com ganhos acima de 25% no acumulado deste ano. A Aēsop ficou no portfólio da Natura por dez anos, período em que a gestão e os investimentos da empresa brasileira levaram as vendas brutas saltarem de US$ 28 milhões para US$ 537 milhões, e o número de lojas a avançar de 52 (em oito países) para 395 (em 29 mercados).
*Com informações da Bloomberg News.
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