Setor hoteleiro prevê investimentos de R$ 5,7 bilhões até 2027; Pernambuco e Ceará são destaques no Nordeste

Por: Redação | Em:
Tags:,
turismo

O Ministério do Turismo dispõe de um portfólio digital que reúne oportunidades no setor de forma a aproximar empreendedores e poder público. (Foto: Envato Elements)

O setor hoteleiro do Brasil está animado com os bons números que o turismo vem acumulando em 2023. Tanto é verdade que o segmento prevê a construção de 108 novos hotéis nas cinco regiões do Brasil, que devem atrair um investimento na ordem de R$ 5,7 bilhões até 2027.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Ao todo, o país contará com quase 18 mil novos quartos distribuídos por 93 cidades que, em sua maioria (78%), estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste. Na região Nordeste, o estado de Pernambuco foi o que mais se destacou seguido pelo Ceará, isso nos quantitativos de Unidades Habitacionais (UH’s) dos novos empreendimentos.

As perspectivas estão no relatório Panorama da Hotelaria Brasileira de 2023 publicado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Um total de sete em cada 10 novos hotéis está sendo construído no interior do país, segundo o relatório. De acordo com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a alta procura pelo turismo rural e pelo ecoturismo tem incentivado que as grandes redes construam unidades fora dos grandes centros.

De acordo com a Ministra, como impacto da pandemia, o setor apresentou uma variação no interesse do turista, que passou a procurar mais destinos de natureza e o meio rural, com atividades da agricultura familiar. “Por isso, já estamos atuando no desenvolvimento desses dois segmentos, através de projetos como o RedeTrilhas e o Experiências do Brasil Original, que apoiará a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país” – observou.

São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentaram, dentre os estados, os maiores quantitativos de Unidades Habitacionais (UH’s) dos novos empreendimentos. O estado catarinense, inclusive, se destacou este ano com cinco novos hotéis a mais do que a edição do ano passado. Na região Nordeste, o estado de Pernambuco foi o que mais se destacou seguido pelo Ceará. Já no Centro-Oeste, Goiás deverá contar com pelo menos cinco novos hotéis.

O Ministério do Turismo recentemente lançou o projeto Experiências do Brasil Original que irá apoiar a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e dando visibilidade a povos indígenas e quilombolas. A estruturação de roteiros turísticos nestes locais deve contar com o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial, além de instituições como a Universidade Federal Fluminenses (UFF) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

Portal de investimentos

O Ministério do Turismo dispõe de um portfólio digital que reúne oportunidades no setor de forma a aproximar empreendedores e o poder público. A plataforma busca atrair recursos privados e fomentar negócios e lista iniciativas em 20 estados de todas as regiões do país. Permanentemente atualizado, o sistema indica projetos divididos por segmentos como aventura, ecoturismo, negócios e eventos. O site possui, ainda, uma área que proporciona acesso ao Guia do Investidor, com informações e orientações para este público.

*Com informações do Ministério do Turismo.

Saiba mais:

Turismo cearense cresce 36,7% em 2022 e supera desempenho nacional

Sindepat quer que turismo seja mercado notório no Brasil

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas