A Boeing Market Outlook (BMO) acredita que um setor sólido de aviação comercial, orçamentos para defesa estáveis e a necessidade de atender a todas as plataformas durante todo o seu ciclo de vida estão impulsionando um mercado aeroespacial e de defesa crescente.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A previsão avalia o mercado aeroespacial e de defesa em US$ 8,7 trilhões ao longo da próxima década, frente aos US$ 8,1 trilhões do ano anterior. Previsão de 20 anos projeta um mercado comercial de US$ 16 trilhões, impulsionado pela crescente demanda por 44.040 novos jatos e serviços correspondentes. A América Latina segue com perspectivas relevantes para o mercado, movimentando cerca de US$ 500 bilhões.
A empresa inclui uma demanda projetada de US$ 3,1 trilhões para aviões comerciais até 2028, com as operadoras substituindo jatos antigos por modelos mais eficientes, com menor consumo de combustível e expandindo suas frotas para acomodar o aumento constante de viagens aéreas tanto em mercados emergentes como nos já estabelecidos.
A BMO também prevê demanda de US$ 2,5 trilhões para os mercados de defesa e espaço durante a próxima década, à medida que os governos modernizam plataformas e sistemas militares, buscam novas tecnologias e competências, e aceleram projetos de exploração do mar ao espaço.
Os gastos projetados – abrangendo aeronaves militares, sistemas autônomos, satélites, veículos espaciais e outros produtos – continuam a ter uma natureza global, com 40% dos gastos esperados vindos de fora dos Estados Unidos. Apoiar as plataformas de defesa, espaço e comercial com soluções que abrangem todo o seu ciclo de vida vai estimular um mercado de serviços avaliado em US$ 3,1 trilhões até 2028.
“A indústria aeroespacial e de defesa continua saudável e deve crescer a longo prazo, impulsionada por princípios sólidos nos setores comerciais, de defesa e serviços, e uma demanda que é geograficamente diversificada e com mais equilíbrio entre substituição e crescimento.”
Greg Smith, vice-presidente Executivo de Desempenho e Estratégia Empresarial da Boeing
A Boeing mostrou que a previsão de aumento do volume de passageiros e de aeronaves antigas retiradas de circulação irão impulsionar a necessidade de 44.040 novos jatos, avaliados em US$ 6,8 trilhões nas próximas duas décadas – um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A frota de aviões comerciais globais também sustentará a necessidade de serviços de manutenção avaliados em US$ 9,1 trilhões, o que representa um mercado comercial potencial total de US$ 16 trilhões até 2038.
Em relação às novas entregas de aviões, os analistas dizem que 44% serão voltadas para a substituição de aeronaves antigas, enquanto o resto será para acomodar o crescimento do tráfego. Juntos, os novos jatos vão apoiar uma indústria em que o tráfego de passageiros crescerá em média 4,6% e o tráfego de carga crescerá em média 4,2%.
Considerando os novos aviões e os jatos que permaneceriam em serviço, a frota comercial global deverá atingir 50.660 aviões até 2038. Esta é a primeira vez que a frota projetada atinge a marca dos 50 mil.
O maior segmento de aviões continua sendo o de aeronaves de corredor único, como o 737 MAX, pois a projeção é que as operadoras precisem de 32.420 novos aviões. Esse mercado de US$ 3,8 trilhões é impulsionado em grande parte pela força constante das companhias aéreas de baixo custo, pela demanda robusta de substituição e pelo crescimento contínuo no mercado da Ásia e Pacífico.
No segmento de fuselagem larga, a Boeing prevê uma demanda por 8.340 aviões novos de passageiros avaliados em mais de US$ 2,6 trilhões nos próximos vinte anos. A demanda por fuselagem larga é impulsionada em parte por uma onda significativa de aviões antigos que precisarão ser substituídos em alguns anos. Com uma intensificação da demanda por aeronaves maiores, a expectativa é que as operadoras precisem de 1.040 novos cargueiros ao longo do período da previsão.
A frota global de aeronaves continuará gerando uma demanda significativa por serviços de manutenção de aviação, incluindo apoio à cadeia de suprimentos (logística de peças e peças), serviços de manutenção e engenharia, modificações de aeronaves e operações de companhias aéreas. Nos próximos 20 anos, a Boeing prevê um mercado de US$ 9,1 trilhões para serviços de aviação comercial, com crescimento anual de 4,2%.
As principais categorias na previsão de serviços incluem o mercado de US$ 2,4 trilhões para manutenção e engenharia, que contempla as tarefas necessárias para manter ou restaurar a aeronavegabilidade de uma aeronave e seus sistemas, componentes e estruturas. Outra categoria importante é o mercado de US$ 1,1 trilhão para operações de voo, que abrange serviços associados à cabine de pilotagem, serviços de cabine, treinamento e gerenciamento de tripulação e operações de aeronaves.
A região Ásia-Pacífico, que inclui a China, continuará a liderar o crescimento futuro, respondendo por 40% do total de entregas de aviões e 38% do valor total dos serviços. A América do Norte e a Europa completam as três principais regiões de crescimento futuro.
Em todo o mundo, a frota comercial crescente exigirá uma maior oferta de pilotos, técnicos e tripulações. A Perspectiva de Mercado para Pilotos e Técnicos (Boeing Pilot e Technical Outlook) de 2019 prevê que a indústria da aviação civil precisará de quase 2,5 milhões de novos funcionários entre agora e 2038.
*Com informações da Boeing.
Centro inaugurado em São Paulo vai estudar mobilidade aérea do futuro
Embraer prevê demanda de 1,5 mil aviões até 2040