O banco BTG Pactual promoverá, na próxima quarta-feira (19/04), dois leilões de compra e venda de n. O certame é voltado para empresas que atuam no ramo e que são autorizadas pela Aneel, bem como agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Segundo a instituição financeira, o objetivo dos leilões é minimizar as perdas na comercialização para compradores e vendedores do mercado livre. Além disso, o banco afirma que recebeu demandas de geradores ao longo dos últimos meses visando proteger seu volume de energia descontratada e dos consumidores que ponderam se a situação do mercado pode gerar oportunidades à frente.
O primeiro leilão promovido pelo BTG Pactual será no modelo Upside Sharing (“Compartilhamento de Alta de Preço”), que viabiliza o compartilhamento dos ganhos entre comprador e vendedor do mercado livre caso o preço da energia aumente. Já o segundo, será no modelo Downside Sharing (“Compartilhamento de Baixa de Preço”), que permite o compartilhamento das perdas entre as partes em eventual queda no preço.
*Com informações do Canal Energia
Saiba mais:
Em 2022, volume de energia solar e eólica contratado no mercado livre cai 30%
Como o mercado livre vem gerando economia na conta de energia