No final do primeiro semestre deste ano foram exportados 38 milhões de pares de calçados para o exterior, o que gerou uma receita de US$ 328,44 milhões, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). No entanto, apesar dos valores apresentarem crescimento de 2,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de exportações diminuiu em 5,7%.
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A explicação para isso deve-se ao cenário de desaceleração econômica internacional, associado a elevadas taxas de inflação, que impactam o crescimento de setores produtores de bens de consumo não essenciais, segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. “Ao mesmo tempo, notamos um acirramento da concorrência internacional, na medida em que a China retoma seu posicionamento após as restrições da política de Covid Zero, além da queda do custo do frete internacional, hoje quase 80% abaixo do mesmo mês do ano anterior”, avalia o executivo.
O principal destino das exportações de calçados brasileiros foram os Estados Unidos. No período, os norte-americanos importaram 2,9 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 56,87 milhões, quedas tanto em volume (-51,5%) quanto em receita (-35,9%) em relação ao mesmo período do ano passado.
O segundo destino dos primeiros três meses foi a Argentina, que recebeu 3,23 milhões de pares por US$ 55,32 milhões, altas tanto em volume (+1,4%) quanto em receita (+52,8%) em relação ao mesmo período de 2022.
*Com informações da Fashion Network.
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