O coordenador técnico e assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino, participou na última quarta-feira do IV Encontro Luso Brasileiro de Avaliação em Saúde, Gestão e Translação do Conhecimento no âmbito da CPLP: da teoria à prática.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Realizado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT/UNL), da Universidade Nova de Lisboa, o encontro tem como objetivo partilhar experiências na área da avaliação em saúde, gestão e translação do conhecimento, na perspectiva da investigação, formação e equidade, reforçando o conhecimento e a cooperação entre os países de língua portuguesa neste domínio.
Cupertino falou sobre a importância da avaliação nas políticas públicas enquanto instrumento da tomada de decisão por parte dos dirigentes e por parte dos políticos. “As políticas costumam ser lançadas, mas quase nunca os governos têm o compromisso de avaliá-las e corrigi-las quando necessário e isso, na área da saúde especialmente, traz graves consequências”, alertou.
Para ele, a pandemia escancarou as desigualdades gritantes que existem pelo mundo e uma das tarefas gigantescas que a avaliação tem pela frente é analisar o impacto dessas desigualdades sobre as condições de vida e de saúde das pessoas.
“A cooperação internacional não pode ser entendida como alguém que tem prazos, métodos e objetivos estabelecidos sem considerar as verdadeiras necessidades daqueles com que se irá trabalhar. Essas desigualdades impõem uma nova diretriz para que as relações possam se dar de outra forma. A avaliação tem esse papel importante de apontar quais sãos os problemas que precisam ser corrigidos e, além de apontá-los, encorajar os dirigentes a empreender as ações corretivas”.
Fernando Cupertino, coordenador técnico e assessor para Relações Internacionais do Conass
Nesta sexta-feira (21), Cupertino participará do 6º Congresso Nacional de Medicina Tropical, também no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT/UNL), da Universidade Nova de Lisboa.
*Com informações do Conass.
Saiba mais:
Conass realiza assembleia para debater políticas de saúde pública