Por mais 20 anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai seguir realizando suas atividades de pesquisa e inovação no Campus do Pici Professor Prisco Bezerra, em Fortaleza. O contrato de renovação do convênio com a Universidade Federal do Ceará foi assinado e estabelece que a empresa dará uma contrapartida de, no mínimo, R$ 3,08 milhões anuais pelo uso da área da Instituição.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Pelo contrato, a UFC cede o uso de uma área de 8,91 hectares, com área construída de 1,45 hectare, no Campus do Pici, para a instalação e funcionamento de atividade de pesquisa e desenvolvimento experimental em Ciências Físicas e Naturais, dando continuidade às pesquisas agropecuárias no local. A Embrapa ocupa esse espaço desde 1992, por meio de um contrato que teve vigência até o ano passado. Com a renovação, foram estabelecidos novos parâmetros de contrapartida.
O valor a ser repassado pela empresa à UFC não será entregue em termos financeiros, mas em serviços de impacto econômico. Isso incluirá a participação de pesquisadores da Embrapa em programas de pós-graduação da UFC, orientação de bolsistas, estagiários e alunos da pós-graduação da Universidade, valores pagos a bolsistas e estagiários não obrigatórios oriundos da UFC, entre outras aplicações.
Durante a cerimônia de assinatura do contrato, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a importância de uma relação próxima entre a Universidade e instituições que desenvolvem pesquisas, a exemplo daquela empresa. “A Embrapa é reconhecida no Brasil e fora dele pela qualidade de suas pesquisas. Do lado da Universidade, é inquestionável a manutenção da empresa aqui na UFC. Essa união vai fazer bem para todos nós”, declarou.
O chefe-geral da Embrapa, Gustavo Saavedra, ressaltou que a empresa completa 50 anos na próxima semana e que a renovação do convênio com a UFC já faz parte do rol de comemorações desse aniversário. “Toda a equipe da Embrapa estava muito ansiosa por essa renovação. É a certeza de que teremos uma moradia, pelos próximos 20 anos, para continuarmos contribuindo com o desenvolvimento da agricultura cearense, e trabalhando junto no Campus do Pici com a UFC”, celebrou.
Saavedra informou que a empresa possui 43 unidades de pesquisa no Brasil e que esta tem como vantagem o fato de estar dentro da Universidade. A unidade no Ceará é responsável por 10% de todos os estágios e bolsas da Embrapa no Brasil. “Esse contrato que estamos assinando é mais profissional que o anterior, pois agora teremos que mostrar o quanto estamos entregando à UFC. Temos patentes e artigos desenvolvidos junto à Universidade, e estamos chegando a um bom termo nesse momento”, avaliou.
*Com informações da UFC.
Saiba mais:
Tecnologia de IA vai aprimorar videomonitoramento no Porto do Pecém