Parceria entre o Sesi e a Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, município da região Sul do Ceará, vai permitir a implantação da Fábrica de Robôs na rede pública de educação. O propósito é colaborar e estimular o processo de aprendizagem, potencializando o ensino da Matemática e das Ciências, por meio das tecnologias que conectam o mundo presente ao futuro dos estudantes. Ao todo, 210 alunos serão selecionados para integrarem sete turmas. Eles terão aulas teóricas e práticas de robótica, com carga horária de 180 horas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Cabe ao Sesi disponibilizar um professor especializado em Matemática e Robótica da instituição, além de fornecer os uniformes de todos os estudantes matriculados no programa Fábrica de Robôs e lanches, nos dias de aula – que acontecerão na Escola Sesi de Referência de Juazeiro do Norte. As avaliações serão feitas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação, através de visitas e pesquisas de satisfação. Paulo André Holanda, superintendente Regional do Sesi Ceará e Diretor Regional do Senai Ceará, ressalta a relevância das parcerias com as redes públicas de educação, na missão de levar ensino de qualidade ao alcance de todos.
“A importância dessas parcerias com as escolas públicas do interior do Estado tem um significado muito importante, pois a Escola Sesi Juazeiro do Norte é referência – não só pelos laboratórios e equipamentos, mas, principalmente, por nosso corpo docente que usa uma metodologia diferenciada e específica nossa. Com isso, conseguimos atender a um pilar da gestão do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que é interiorizar as ações do Sesi e do Senai, principalmente com qualidade de ensino.” Paulo André Holanda, superintendente Regional do Sesi Ceará e Diretor Regional do Senai Ceará.
O programa oferece um curso estruturado em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que se associa às ferramentas concretas de aprendizagem. As atividades são contextualizadas e significativas, mediadas através das TICs, utilizando robôs, linguagem de programação e games, como a tecnologia LEGO® Mindstorms®. Dessa forma, o curso vai proporcionar ao público a resolução de situações-problema e permitir que os estudantes sejam capazes de fazer descobertas, reflexões e aplicações dos conhecimentos em seu cotidiano.
A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe, inspirando os estudantes a seguir nos ramos da Engenharia, Matemática e Tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os estudantes são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real de forma multidisciplinar, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® Mindstorms®, aprofundando os conhecimentos matemáticos.
*Com informações da Fiec.