empresas brasileiras

82% dos brasileiros entrevistados acreditam que os produtos são projetados para parecer mais ecológicos do que realmente são. (Foto: Envato Elements)

Maioria dos consumidores não acredita na sustentabilidade de produtos de empresas brasileiras

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

Dentro da alta do tema sustentabilidade, muitas empresas brasileiras estão se adaptando para melhorar suas práticas econômicas e sociais. Nesse contexto, destacam-se várias ações que podem contribuir para a construção de um futuro saudável.  


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Muitas empresas brasileiras utilizam a etiqueta “amigo do meio ambiente” que sugere que o processo de fabricação de um produto envolveu práticas de sustentabilidade, como a redução da utilização de recursos hídricos, reciclagem ativa de materiais e a predileção por matérias-primas biodegradáveis

Porém, segundo a pesquisa VisualGPS, realizada pela iStock, 82% dos brasileiros entrevistados acreditam que os produtos são projetados para parecer mais ecológicos do que realmente são. Isso demonstra que as medidas adotadas pelas empresas brasileiras ainda não convenceram o consumidor

Segundo pesquisa Edelman Trust Barometer 2023, na hora de decidir qual marca devem usar ou comprar, 92% dos brasileiros valorizam práticas e produtos sustentáveis. Além dos consumidores, 91% dos investidores brasileiros acham que os relatórios das empresas brasileiras podem praticar greenwashing

A prática consiste em atribuir características a produtos e/ou serviços afirmando que eles são ambientalmente corretos ou adequados em algum aspecto, com o objetivo de despertar o interesse do público consumidor que tem empatia pela causa ambiental. Porém, quando investigado, os produtos não possuem essas características. 

Segundo Helen Brito, gerente Relações Institucionais da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), é essencial haver um monitoramento com auditoria dos indicadores ESG nas empresas que possa atestar que suas práticas sustentáveis representam sua realidade e não foram ações isoladas buscando melhoria de imagem e reputação perante seu público e o mercado.

“O relacionamento com entidades do setor de sustentabilidade pode colaborar com as companhias que desejam avançar ecologicamente nos negócios, devido à experiência e domínio das técnicas já desenvolvidas em suas atividades. Deste modo, tornar-se uma associada de uma instituição que tenha conexão com seu ramo de trabalho tem o potencial de auxiliar no crescimento sustentável da corporação, instruindo suas ações de forma correta e autêntica.”

Helen Brito, gerente Relações Institucionais da ABREE

*Com informações do Mundo do Marketing.

Saiba mais:

Sustentabilidade Insustentável?

Mercado têxtil: tecnologia italiana foca em sustentabilidade e digitalização

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas