Ícone do site TrendsCE

ZPE cearense participa do Pacto Global da ONU

zpe

A Rede Brasil Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), passa a contar com um novo participante: a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará). Atualmente, no Brasil, cerca de 1.800 organizações fazem parte dessa rede que incentiva empresas a adotarem e promoverem, em sua prática de negócios e operações, os dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Para Márcia Maia, assessora de Qualidade e Inovação da ZPE, foi um grande passo para a free zone cearense. “Esse trabalho vem sendo realizado no sentido de alinhar a atuação da empresa em prol de ações que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, economicamente viável e ambientalmente saudável”, observa.

Práticas sustentáveis

Visando contribuir com um mundo mais equilibrado, a ZPE Ceará implementou ações de Governança que protejam as pessoas e o meio ambiente, além de gerar desenvolvimento econômico para a região.

“Essas práticas nos permitiram assumir esse compromisso com outras organizações e com a sociedade. Ficamos muito felizes em aderir a essa iniciativa voluntária e pretendemos continuar trabalhando para atender ainda mais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os princípios do Pacto Global.”

Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará

Dentre as ações implementadas pela ZPE Ceará estão a elaboração do Relatório de Sustentabilidade e a criação de um núcleo ESG (sigla em inglês que significa meio ambiente, sustentabilidade e governança). Nos últimos anos, a ZPE cearense também foi reconhecida com certificações como o Selo TCE Sustentável, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), o Selo do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), dentre outros.

Presidente é reconduzido

O economista Eduardo Henrique Cunha Neves, presidente da ZPE Ceará desde 2021, foi reconduzido ao cargo, após reunião do Conselho de Administração da Zona de Processamento de Exportação do Ceará, que aprovou um novo mandato para toda a diretoria da empresa. A ZPE Ceará integra o Complexo do Pecém (CIPP S.A.), que tem como acionistas o Governo do Estado do Ceará (majoritário) e o Porto de Roterdã, na Holanda.

Com larga experiência no serviço público e atuação em diversos segmentos da iniciativa privada, Eduardo Neves está a serviço do Estado do Ceará desde 2003, quando ingressou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). O economista também teve uma longa trajetória na Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), onde entrou em 2007 e acendeu à presidência da entidade em abril de 2018, ficando no cargo até fevereiro de 2021.

*Com informações da ZPE.

Saiba mais:

Primeira molécula de Hidrogênio Verde produzida no Brasil é lançada no Ceará

Especialista diz que Ceará tem tudo para liderar baixo carbono

Sair da versão mobile