O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, vai entregar, na próxima quinta-feira (26/04), às 8h30, na sede da instituição, o Selo ESG-Fiec, para quatro empresas que têm se dedicado às melhores práticas de ESG no mundo corporativo. São elas: Cerâmica Brasileira Cerbras Ltda, Alimempro Produtos Processados Ltda, Qair Brasil Participações S.A e Norsa Refrigerantes S.A.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A entrega das outorgas por parte da Fiec representa a constatação que as empresas têm desenvolvido uma cultura de sustentabilidade internalizada, o que se reflete pelas práticas ESG adotadas. Outro ponto que merece destaque é o fato de que o selo ESG é concedido após uma minuciosa auditoria comprovando, desta forma, o comprometimento das instituições agraciadas.
O modelo sustentável traz resultados expressivos aos empresários como a geração de mais empregos e, por conseguinte, maior arrecadação tributária ao Estado. Dessa maneira, a iniciativa da Fiec fortalece o desenvolvimento industrial pautado na sustentabilidade e em alinhamento às mais eficazes práticas globais.
A empresa Vulcabras, que está inserida no Caderno Setorial A (calçados e componentes para calçados, couro, confecções têxteis e artefatos), foi a primeira indústria a conquistar o Selo ESG-Fiec, que foi lançado no primeiro semestre de 2022.
Após passar pelo processo de auditoria de terceira parte, realizada por um dos maiores organismos de certificação do mundo, a Bureau Veritas, a indústria atingiu o nível máximo do Programa. A Vulcabras alcançou a maior classificação do Programa nos três pilares do ESG, demonstrando compromisso com a sustentabilidade do negócio e com o desenvolvimento socioambiental do estado do Ceará.
“A certificação ESG-Fiec, que tem como auditor a Bureau Veritas, é muito mais do que uma acreditação das práticas realizadas por uma empresa, é uma forma de potencializar os resultados financeiros, melhorando sua imagem diante do seu público, dentre eles: investidor, colaborador e consumidor.”
Alcileia Farias, coordenadora do Núcleo ESG da Fiec
*Com informações da Fiec.
Índice Fiec indica Ceará na posição de vice-líder em inovação do Nordeste
Sustentabilidade Insustentável?