Ícone do site TrendsCE

Startup propõe reduzir gastos com reformas residenciais e comerciais

Reformas

Visando auxiliar na redução de custo nas reformas residenciais e comerciais, a startup Flug criou uma tecnologia que usa escaneamento a laser que agiliza o tempo de medição e permite que o projeto possa avançar mais rapidamente e com dados mais precisos


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


A empresa usa tecnologia para diminuir em até 80% os custos com reformas. Ao longo dos três anos desde a fundação, a tecnologia já foi empregada em 13 estados brasileiros e mapeou mais de 1 milhão de metros quadrados.

Como a Flug foi criada

A Flug foi fundada por Pedro Pellegrino e Matheus Guedes logo após os dois terminarem a graduação na Universidade de Brasília, o primeiro formado em engenharia mecânica e o segundo em engenharia civil. Amigos de longa data, os dois têm como sócios os irmãos Miguel, Gabriel, Georges e Rafael Pantazis.

O negócio começou com R$ 100 mil, valor previsto para ser usado ao longo de 12 meses. O modelo não andava e quando o dinheiro já estava para acabar, decidiram pivotar a operação para trabalhar com escaneamento a laser.

Para investir neste tipo de equipamento, com custo médio de meio milhão, o caminho foi pegar empréstimos e até vender o carro, no caso de Pellegrino.

Uma aposta que tem se mostrado acertada. Na prática, o que os fundadores fizeram foi usar uma tecnologia usada em grandes obras e aproximá-la de outros ambientes menores, como residências, comércios e indústrias por um custo mais em conta.

Como estratégia para tornar o serviço mais acessível, a startup procurou aumentar o percentual de ocupação e deixar o equipamento sempre ativo. A depender do projeto, os valores podem ficar até 10 vezes mais baratos, segundo Pellegrino.

*Com informações da Exame

Saiba mais:

Economista analisa mercado de trabalho na construção

Em cinco anos, startups do programa Capital Empreendedor/Sebrae receberam investimentos de R$ 242,4 milhões

Sair da versão mobile