O Ceará registrou um crescimento de 58,37% de novos registros na plataforma do Cadastur ao longo do primeiro trimestre do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Ou seja, 388 novas empresas formalizaram suas atividades no mercado turístico do Estado, ante 245 registradas em 2022.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A plataforma nacional reúne prestadores de serviços que atuam legalmente no mercado de viagens. De janeiro a março deste ano, foram realizadas 1.176 movimentações no sistema, entre cadastros iniciais, renovações, alterações, comunicações, pendências e outros.
O número é resultado do trabalho de mobilização da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que auxilia na coleta e processamento dos dados a serem inseridos na plataforma. Entre os índices com maior alta, destacam-se as renovações na plataforma, com um crescimento de 77,99%. Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, isso demonstra que o prestador de serviço turístico está consciente da importância de se regularizar.
“A atividade turística é muito importante para a economia estadual. Então é essencial que a gente tenha todas as empresas que atuam no setor, regularizadas. Isso impacta na qualidade do serviço prestado ao turista, com mão de obra qualificada, e contribui para a volta do visitante.”
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará
Com a formalização junto ao Cadastur, o operador de turismo consegue acesso a financiamento de crédito, apoio em eventos, feiras e demais ações, além de incentivo à participação em programas de qualificação profissional oferecidos pelo Governo Federal. Com base na lei nº 11.771, acampamentos turísticos, agências, meios de hospedagens, promotoras de eventos, parques e meios de transporte turístico são obrigados a se cadastrarem.
O Cadastrur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Ele garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista. É executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.
*Com informações da Secretaria de Turismo do Ceará.
Turismo cearense cresce 36,7% em 2022 e supera desempenho nacional
Sindepat quer que turismo seja mercado notório no Brasil