Nova lei reduz taxas de financiamento para projetos de inovação

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
projetos de inovação

No Brasil, muitos projetos se tornaram viáveis por conta dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Fotos: Envato Elements)

Os projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento terão taxas de juros reduzidas para obtenção de empréstimos concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), conforme a Lei 14.554/2023, publicada no Diário Oficial da União.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


A nova medida muda o cálculo dos novos financiamentos para projetos de inovação, que passam a ser calculados com base na Taxa Referencial (TR), e não mais pela Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP).  Com isso, a taxa de juros cai de 7,28% ao ano para 2%.

A Finep é responsável por gerir os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento à inovação do país. Cabe à Finep avaliar os projetos de pesquisas e executar o orçamento do FNDCT.

Projetos Financiados pelo FNDCT

No Brasil, muitos projetos se tornaram viáveis por conta dos recursos do FNDCT. Entre eles o Sirius, acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz, em Campinas, que hoje é o maior equipamento científico já produzido no Brasil.

Outros exemplos são o tanque oceânico instalado na Copre, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), – maior do mundo para projetos de estruturas flutuantes e operações no mar; e o processo de automação robotizada, liderado pela Embraer e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que também teve origem em amplo investimento em pesquisa pública. Os efeitos e impactos do Zika Vírus nos bebês também foram descobertos a partir de pesquisa financiada com recursos do FNDCT

Além disso, os recursos do Fundo apoiam o desenvolvimento de startups em áreas estratégicas para o país, com consultorias, subvenções e participação no capital. A Akaer é um exemplo de empresa com projeto privado que recebeu apoio do FNDCT para desenvolver as Plataformas Demonstradoras de Novas Tecnologias Aeronáuticas

*Com informações da Agência de Notícias da Indústria.

Saiba mais:

2% das mulheres empreendedoras possuem negócios em tecnologia e inovação, diz pesquisa

Inovação aberta vem acelerando crescimento de empresas

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas