Um brasileiro inovou desenvolvendo uma “laje do futuro”. O projeto para a construção civil é mais barato, seguro, leve e fácil de instalar, podendo ser utilizado mais de uma vez.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A Legolaje promete revolucionar o setor. A laje foi construída por Joselito, morador de Campina Grande, na Paraíba, e visa eliminar a compra de vigotas e blocos (EPS e cerâmico), basta apenas montar a forma, escorar, montar a armação e concretar tudo apenas uma vez.
Em entrevista ao Click Petróleo e Gás, Joselito afirma que seu método é muito simples e pode mudar o setor da construção civil. Na fabricação é utilizada uma forma de metal de 1m por 60cm no lugar das formas de isopor.
Joselito ainda afirma que com apenas duas formas é possível fazer 1 metro quadrado de laje e, com foco na segurança na hora de construir a laje do futuro, o trabalhador pode facilmente andar por cima das formas sem nenhum risco.
A nova forma apresenta o benefício de que a mesma pode ser utilizada mais de uma vez, visto que nos outros métodos os materiais são perdidos durante a concretagem. Não sendo muito diferente dos convencionais, este novo produto pode ser retirado da concretagem após 5 dias, continuando com o escoramento.
O paraibano destacou que outro quesito importante é que nos outros métodos é utilizado a nervura, que já conta com uma pequena camada de concreto. Já no novo produto do setor de construção civil é utilizado apenas uma treliça entre as formas.
“Se comparado com uma laje de bloco cerâmico, o novo método consegue ser muito mais leve, mas se comparado com a laje de isopor, o peso é quase o mesmo” afirma o inventor.
*Com informações da Click Petróleo e Gás.
Saiba mais:
Construção Civil do século XXI e as competências essenciais de líderes
Construção civil deve ter alta neste ano, mas enfrenta os desafios da profissionalização