Ícone do site TrendsCE

Ceará é o primeiro no Nordeste em inserções pelo Sine

sine

Cerca de 90 mil trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho por meio do Sistema Público de Emprego no Ceará nos dois últimos anos. Com 68,32% de aproveitamento das vagas captadas pelo IDT/Sine, o Estado se destaca em primeiro lugar na região Nordeste e em segundo no país.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e contabilizam todas as colocações ocorridas de janeiro a dezembro de 2021 e 2022. No mesmo período, 136,4 mil vagas de emprego foram captadas pelas unidades de atendimento.

Analisadas por segmentos econômicos, as maiores ofertas de emprego em 2021 e 2022 foram demandadas pelo setor de serviços, com 50.263 solicitações, seguido da indústria (38.950), comércio (26.779) e construção civil (6.788).

As ocupações com mais oportunidades de colocação, neste mesmo período, foram: alimentador de linha de produção, trabalhador polivalente da confecção de calçados e vendedor de comércio varejista.

Em 2021 e 2022, o IDT/Sine atendeu a 1.116.149 trabalhadores em todo o Ceará. Segundo o órgão, o serviço mais demandado é a procura por vagas de emprego.

O seguro-desemprego também se destaca no atendimento. Nesse caso, ao procurar a unidade para requerer o benefício, o trabalhador também preenche um cadastro para participar do processo de intermediação visando a sua recolocação no mercado.

*Com informações do Governo do Estado do Ceará.

Saiba mais:

Em fevereiro, micro e pequenas empresas criaram 85% das vagas de empregos

Primeiro emprego: confira as profissões com os maiores salários nos EUA

Sair da versão mobile