Em junho, Brasil recebe o Hydrogen Expo South America

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
hydrogen expo

A edição de 2023 da Hydrogen Expo South America tem ainda uma parceria estratégica com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Alemanha do Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

O Brasil receberá o Hydrogen Expo South Americaevento internacional que reúne fornecedores de tecnologias, equipamentos e desenvolvedores de soluções para a cadeia produtiva do hidrogênio e descarbonização. A exposição ocorre nos dias 20 e 21 de junho de 2023 no Centro de Exposições Expo Mag, no Rio de Janeiro.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O evento nasce com a premissa de trazer ao país ferramentas e soluções práticas para o desenvolvimento da indústria local, além de incentivar a aproximação e networking entre demanda e oferta dos players na América do Sul. “O foco do evento é passar da discussão à realidade do hidrogênio como alternativa para as indústrias brasileira e sulamericana”, explica o managing director da Interlink Exhibitions, Cassiano Facchinetti. “É uma solução real e tangível para as empresas que planejam acompanhar as demandas mundiais e as tecnologias necessárias para desenvolver essa alternativa de negócio”, completa.

A feira já conta com a presença e apoio de grandes empresas do setor como: Millenium Bioenergy, White Martins, Air Products, Goetze Armaturen, Gás Futuro, Herose GmbH, HL Soluções Ambientais, KSB, McPhy, Nitto, Pressure Comercial, Qualitec, T&T Sistemi, Aerzen e PVT.

Além disso, as mais renomadas associações do setor estão reunidas em prol do evento, contribuindo para transformá-lo no principal encontro e fórum de discussões do setor do hidrogênio e descarbonização do Brasil. O evento já conta com o apoio de grandes entidades, entre elas a ABEEÓLICA, ABGD, ABH2, ABHAV, ABIMAQ, ABIOGÁS, ABRACEEL, ABSOLAR, CCS Brasil, CELA, INEL e Watt Capital.

A edição de 2023 da Hydrogen Expo South America tem ainda uma parceria estratégica com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Alemanha do Rio de Janeiro, a AHK Rio. A Câmara atuará ativamente no desenvolvimento do evento, já que tem amplo know-how no setor de energia, especificamente no setor de hidrogênio. Além de organizarem o Pavilhão Alemão de empresas, também atuarão no desenvolvimento do conteúdo que será apresentado durante o congresso.

Congresso Hydrogen Expo

Além da área de exposição, o evento organiza o Congresso Hydrogen Expo, cujo tema é Casos de uso do hidrogênio verde na prática, suas aplicabilidades no Brasil e os caminhos para se chegar até lá. Desenvolvido em parceria com um Comitê Técnico Científico formado pelos especialistas do setor, o evento apresentará os temas mais recentes sobre produção de hidrogênio, células a combustível e descarbonização.

Experts de diversos setores, autoridades do governo, acadêmicos e influenciadores do Brasil e do exterior, discutirão sobre inovação, novas oportunidades, políticas públicas, entre outras temáticas. No comando da curadoria do congresso está Ansgar Pinkowski, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro – AHK Rio.

“Após ampla análise de congressos que discutem esse tema, acreditamos ter chegado a um conceito novo e disruptivo para este evento”, destaca Pinkowski. “Queremos mostrar que é possível desde já investir em projetos de hidrogênio verde e discutir os caminhos mais viáveis ao longo da cadeia de valor”, completa.

Serão dois dias de painéis divididos em quatro tracks: exportação e distribuição, mobilidade e transporte, aplicações na indústria e governo e associações. No último dia, uma agenda propositiva será criada em conjunto com o governo para desenvolvimento de projetos ligados ao hidrogênio verde no Brasil.

Carbono: tecnologias e soluções

Simultânea ao evento acontece também a Carbon Capture Expo South AmericaFeira & Congresso Internacional, que trata sobre tecnologias e soluções para captura, transporte e armazenamento de carbono. O encontro abordará temas como segurança da regulamentação, viabilidade econômica e integração da cadeia, pontos considerados fundamentais para o sucesso dos projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) no Brasil.

A temática está diretamente relacionada ao hidrogênio e, por essa razão, os dois eventos irão acontecer simultaneamente, porém, com áreas de exposição e congressos exclusivos para cada assunto específico.

“Esse conceito de juntar os assuntos relacionados a hidrogênio e captura de carbono em um evento simultâneo já acontece em outros países e, aqui no Brasil, fazia todo sentido, já que os temas são correlacionados e complementares”, explica Facchinetti. “Muitas dessas empresas têm interesse ou já atuam no segmento de captura de carbono, portanto, a expectativa para a Carbon Capture Expo é altíssima”, conclui.

*Com informações do Portal Radar.

Saiba mais:

Hidrogênio Verde: Governo holandês anuncia investimento de 7,5 bilhões de euros em indústria no Porto do Pecém

Etanol como fonte para produção de hidrogênio mais ecológico e barato

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas