Ícone do site TrendsCE

Empreendedorismo: conheça os setores com alto potencial para geração de emprego

Emprego

De acordo com último relatório do Fórum Econômico Mundial, ocorrido no começo de maio, a transição verde e o avanço tecnológico irão ditar o rumo da geração de emprego nos próximos anos. A pesquisa mostra quais são as profissões que estão em crescimento mais acelerado e que têm mais potencial para os próximos cinco anos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Dentre os setores que serão os maiores responsáveis pela geração de emprego no futuro estão: Energia e Materiais Renováveis; TI e Comunicações Digitais; e Cuidado, Serviços Pessoais e Bem-Estar.

Após a pandemia causar grande instabilidade nos mercados e relações profissionais, o relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que seguiremos por um período onde a adaptabilidade e a rapidez ditarão o futuro do trabalho, mas com um olhar atento à responsabilidade ambiental e social

A entidade aponta uma mudança de perfil de 23% das profissões existentes, ou seja, um quarto dos profissionais hoje disponíveis no mercado passarão por mudanças drásticas em sua forma de trabalho pelos próximos cinco anos.

Em grande parte, as mudanças serão aceleradas pela adoção de tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, análise de dados, automação e robótica, que irão potencializar o trabalho de profissionais ou, em alguns casos, substituir completamente posições.

O relatório do Futuro do Trabalho é feito pelo Fórum Econômico Mundial desde 2016 e publicado a cada dois anos. Ele se tornou referência global nas análises de mercado e, entre outras coisas, mapeou o avanço da Quarta Revolução Industrial e mostrou o efeito da disrupção em diversos mercados.

Na edição 2023, o relatório foi feito a partir de uma pesquisa mundial com 803 empresas, que coletivamente contratam mais de 11,3 milhões de pessoas em 27 tipos de indústria e 45 economias diferentes. 

*Com informações da StarSe

Saiba mais:

Programa Educação Empreendedora levou ensino do empreendedorismo para cerca de 200 mil alunos do Ceará

Pequenos negócios avançam com ações de apoio ao empreendedorismo

Sair da versão mobile