82% dos empresários brasileiros acreditam na liderança ativa dos CEOs na agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), é o que aponta o Relatório Panorama ESG Brasil 2023, parceria entre Amcham e Humanizadas. A pesquisa contou com 574 empresários e margem de erro de 5%.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
De acordo com o relatório, os empresários entendem que os exemplos devem vir de cima em tópicos estratégicos como ESG. CEOs comprometidos com ESG catalisam a cultura de sustentabilidade na organização, reforçando a importância do ESG e estimulando práticas responsáveis em todos os níveis.
Assumindo a liderança, CEOs alinham objetivos de sustentabilidade à estratégia da empresa, promovendo uma abordagem integrada aos desafios e oportunidades do ESG.
A sustentabilidade é crucial para a sobrevivência e sucesso no longo prazo. Empresas duradouras precisam de modelos de negócio e cultura resilientes e sustentáveis.
A agenda ESG aborda questões críticas, como mudanças climáticas, diversidade, inclusão, ética e transparência, impactando não só a sustentabilidade ambiental e social, mas também a sustentabilidade do próprio negócio.
Fortalecer o posicionamento da marca é outro benefício, contribuindo para engajamento de clientes, fornecedores e atração e retenção de talentos.
Profissionais, principalmente os mais jovens, preocupam-se com o propósito e o impacto das empresas. CEOs comprometidos com ESG ajudam a atrair e reter talentos alinhados a valores sustentáveis.
Investidores também observam práticas ESG das empresas. Liderança ativa dos CEOs na agenda ESG sinaliza comprometimento com sustentabilidade e governança corporativa, resultando em maior acesso ao capital e melhores condições de financiamento.
Na prática, CEOs lideram a agenda ESG estabelecendo metas transparentes e mensuráveis, promovendo engajamento e comunicação constante com stakeholders, incentivando inovação sustentável, colaboração entre setores e áreas da empresa e garantindo práticas de governança éticas e eficazes.
*Com informações da Exame.
Sustentabilidade Insustentável?
Maioria dos consumidores não acredita na sustentabilidade de produtos de empresas brasileiras