Um estudo realizado pela Microsoft revela que o uso da inteligência artifcial pode auxiliar na criatividade profissional. De acordo com a pesquisa, cerca de 64% dos entrevistados afirmam ter dificuldades em ter tempo e energia para desempenhar o seu trabalho – sendo que têm 3,5 vezes mais probabilidades de também terem dificuldades com o pensamento estratégico.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Além disso, 60% dos líderes contam já sentir estes efeitos, afirmando que a falta de ideias inovadoras nas suas equipes é uma preocupação. Os resultados foram divulgados na Work Trend Index 2023 – “Will AI Fix Work?” para preparar os líderes e as empresas para a era da Inteligência Artificial (IA).
O estudo contou com a participação de mais de 31 mil pessoas, em 31 países, e analisou bilhões de sinais de produtividade no Microsoft 365 e tendências laborais no LinkedIn entre 1° de fevereiro de 2023 e 14 de março de 2023.
68% dos entrevistados afirmam não ter tempo suficiente para se concentrar sem interrupções, enquanto 62% se debate com o tempo gasto na procura de informações.
Numa análise mais fina, nas aplicações do Microsoft 365, o colaborador médio passa 57% do tempo se comunicando (reuniões, e-mails e chat) e 43% produzindo (documentos, folhas de cálculo e apresentações). Os utilizadores mais intensos passam 8,8 horas por semana enviando e-mails e 7,5 horas por semana em reuniões – mais de dois dias úteis gerindo a caixa de entrada e tendo reuniões.
Numa altura em que existe uma grande preocupação que a IA vá tirar empregos, os dados revelaram o contrário: os colaboradores estão mais ansiosos para que a IA alivie a carga de trabalho do que receiam a perda de postos de trabalho. Apesar de 49% afirmarem estar preocupados que a IA vá substituir os seus empregos, 70% delegariam o máximo de trabalho possível à IA para diminuir a carga de trabalho.
Entre os possíveis cenários de utilização, 3 em cada 4 pessoas afirma que se sentiriam confortáveis em utilizar a IA para tarefas administrativas (76%), trabalho analítico (79%) e criativo (73%). Inclusivamente, para ajudar a encontrar as informações e respostas de que necessitam (86%), resumir reuniões e pontos de ação (80%) e planear o dia (77%).
Os entrevistados também acreditam que a IA pode aumentar a criatividade, sendo que, quanto mais compreendem, mais percebem as vantagens. Por exemplo, 87% dos trabalhadores em funções criativas, que estão extremamente familiarizados com a IA, afirmam que se sentiriam confortáveis em utilizar esta ferramenta para os aspectos criativos do seu trabalho.
82% dos líderes afirmam que os seus colaboradores vão precisar de novas habilitações para estarem preparados para o crescimento da IA. À medida que a Inteligência Artificial transforma o trabalho, a colaboração entre humanos e IA será o próximo padrão de trabalho transformacional – e a capacidade de trabalhar interativamente com a IA será uma habilidade essencial.
*Com informações da Microsoft
Economia Criativa e Colaborativa
Economia criativa emprega 7% dos trabalhadores do Brasil