Pesquisa aponta que otimismo do mercado financeiro na construção civil cearense está acima da média nacional

Por: Redação | Em:
Tags:,
Pesquisa

Em destaque no mês de abril ficaram os Novos Empreendimentos e Serviços e a Compra de Matéria-Prima e Insumo, que obtiveram a maior pontuação nos últimos 30 dias. (Foto: Envato Elements)

Segundo pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as expectativas positivas do mercado financeiro para construção civil cearense estão 50 pontos acima da média nacional em abril. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Contudo, os indicadores apontam que o otimismo foi menos intenso e disseminado comparado ao mês anterior. No Brasil, o setor também apresentou expectativas positivas para os próximos seis meses, mas, semelhante ao Estado, houve recuo no otimismo comparativamente a março deste ano.

Este é o segundo mês seguido que os indicadores de expectativas para os próximos seis meses da Indústria da Construção do Ceará ficaram acima da linha de 50 pontos, indicando que os empresários da construção cearense seguem com perspectivas otimistas.

Em destaque no mês de abril ficaram os Novos Empreendimentos e Serviços e a Compra de Matéria-Prima e Insumo, que obtiveram a maior pontuação nos últimos 30 dias. Foi notado que as expectativas em abril para o mercado cearense caíram 1,7 ponto ante março. 

No entanto, os empresários seguem otimistas, com o índice marcando 58,2 pontos. Para o Brasil, a expectativa neste segmento marcou 52,9 pontos, o que representa queda de 0,7 ponto na comparação mensal entre março e abril deste ano.

A Intenção de Investimentos do empresariado também caiu, tanto no Ceará, quanto no Brasil. No Estado, houve um recuo de 3,8 pontos (finalizando o mês de abril com 55,5 pontos), e no Brasil, redução de 5,5 pontos (atingindo 39,8 pontos no mês).

No Estado, apesar do recuo, a marca foi superior à apresentada em abril de 2022 (50,4 pontos) denotando que, atualmente, os empresários estão mais propensos a investir do que estavam no mesmo período do ano anterior.

*Com informações do portal Opinião CE.

Saiba mais:

Como avaliar as diferentes opções de crédito na construção civil

Construção Civil do século XXI e as competências essenciais de líderes

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas