Ícone do site TrendsCE

Área de TI aquecida em meio a layoffs

area de ti

As recentes demissões em massa em big techs como Google, Amazon, Meta, Microsoft e Twitter, atingiram mais de 97 mil pessoas em 2023. Mas, na contramão desses cortes, o setor de tecnologia continua em alto crescimento.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Mesmo os profissionais demitidos em massa, a recolocação para as áreas de TI costuma ser mais rápidas. Luiz Carlos, CTO da Paytime, conta que, após uma demissão em massa decorrente da economia no período pandêmico, em menos de uma semana já estava recolocado:

“Pude analisar qual fazia mais sentido para mim naquele momento. O que não foi realidade para todos, mas enxergo a minha visão de me preparar tecnicamente e desenvolver as soft skills como o da gestão de um diferencial considerado pelos recrutadores. Dominar linguagens requisitadas no mercado e estudar as tendências, como os caminhos da inteligência artificial, podem te colocar em uma posição de destaque no mercado.”

Luiz Carlos, CTO da Paytime

Já para a Letícia Braga, designer de produto recolocada recentemente, sentiu que o processo foi difícil, mesmo que em dois meses estivesse aprovada em um processo seletivo: “O processo foi difícil porque todo mês tem layoff em tech, muito mais gente competindo pelos mesmos cargos. Cheguei na última etapa de todos os processos que participei. Mas não fui contratada e sempre recebi o mesmo feedback de ‘optamos por alguém com mais experiência’. Mesmo que eu preenchesse todos os requisitos, mandasse bem na entrevista e fizesse bem os testes, além de ter fluência no inglês”. 

A empresa Globalsys surgiu com uma frente especializada na captação de profissionais escassos no mercado, para solucionar uma dor encontrada pelas empresas de contratar profissionais de TI. Empresa que atua há mais de 12 anos no mercado com soluções em fábrica de software, banco de dados, RPA, Analytics e produtos digitais, percebeu a necessidade de não apenas construir sistemas e produtos que contribuíssem para a transformação digital das empresas, mas no outsourcing que designa profissionais para gerir essa tecnologia. Wallace Lovato, CEO da Globalsys, conta que “as qualidades gerenciais, relacionamento interpessoal, organização e o perfil técnico são as mais procuradas em profissionais de TI no momento”. 

Dicas de recolocação

Realizar networking com gestores da área. Conectar-se com profissionais da área no LinkedIn ou em eventos de tecnologia é um dos principais meios de acessar oportunidades, conseguir indicações e recolocação.

Mantenha seu currículo e perfil no LinkedIn atualizado, com cursos da sua área de atuação, habilidades e experiências relevantes, destacando os seus resultados nas empresas anteriores. 

Estar preparado para testes técnicos, muitas empresas optam por testes de aptidão durante o processo seletivo. Criar cases em mentorias em grupo pode te preparar para esses momentos, principalmente se estiver em início de carreira

Investir no inglês e aproveitar oportunidades do trabalho remoto no exterior. 

Estudar novas linguagens e tendências de TI, como uso da inteligência artificial e machine learning

Compartilhe conteúdo e se posicione como autoridade em sua área de atuação, promovendo o desenvolvimento de sua comunidade de programadores, com artigos, cases e dicas em fóruns, LinkedIn e nas demais redes sociais. Isso proporciona visibilidade, networking, contato com os principais gestores da área e tech recruiters

Acima de tudo para conseguir uma posição de destaque no mercado e vencer as demissões em massa, é  necessário resiliência, capacitação constante, rede sólida de relacionamentos, não desanimar com os “nãos” e analisar muito as propostas para que a sua nova oportunidade tenha sinergia com o momento profissional que deseja viver, mesmo em meio aos boletos se acumulando. Acredite, o mercado está aquecido e o seu sim é uma questão de tempo e dedicação.

Saiba mais:

Tecnologia no acesso à saúde: ajuda ou atrapalha?

Como a tecnologia e a visibilidade avançada auxiliam a logística internacional e tornam as operações mais eficientes

Sair da versão mobile