Por telemetria se entende a medição de dados de forma remota e análise em tempo real. Com o avanço da tecnologia, ela se tornou ponto central para a realização de tarefas cada vez mais complexas com maiores taxas de automatização.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A telemetria é utilizada nos mais diversos segmentos, inclusive no agronegócio. Em geral, a telemetria é feita por comunicação sem fio. Para isso, é utilizado um sistema que monitora, coleta e envia os dados para uma central, que pode ser um programa de computador ou um aplicativo de celular.
Esses dados podem ser analisados por máquinas ou por humanos para gerar informação e soluções para problemas. Os números também podem ser recebidos e gerar comandos automáticos baseados em parâmetros previamente estabelecidos.
A telemetria é utilizada nos mais diversos segmentos, como no monitoramento climatológico, na medição geográfica e no controle logístico de veículos, reunindo dados de telecomunicações em redes de telefone ou de internet nos mais diversos itens de Internet das Coisas (IoT) e, é claro, na agricultura.
Como a telemetria pode ser usada no agronegócio?
1. Controle de máquinas
Máquinas conectadas podem passar informações importantes para produtores, como necessidade de abastecimento, mapas de produtividade, monitoramento de colheitas, trajeto e tempo de uso de colheitadeiras. Esses dados podem dar subsídios para a tomada de decisões e até ser capazes de evitar acidentes com maquinários.
2. Poder decisório
Já imaginou poder reduzir os custos e aumentar a produtividade? É isso que a coleta e a análise de dados são capazes de fazer. A telemetria pode ser realizada por máquinas como drones e scanners em apps para apontar gargalos na produção. Atualmente, a tecnologia consegue apontar os melhores agrodefensivos a serem usados em cada caso, o melhor horário e a periodicidade para a aplicação dos produtos.
Também podem ser realizadas medições e correções de solo para cada tipo de cultura, além do escaneamento e da indicação de pragas e infestações. Reunir informações é um poderoso aliado para o produtor rural que quer aumentar a produtividade e evitar perdas e retrabalhos.
3. Controle de custos
A telemetria e a alimentação correta de dados em softwares de análise podem ser determinantes para diminuir desperdícios e cortar custos. Uma boa análise de dados garante a otimização da logística, evita compras excessivas de insumos e assegura a qualidade dos produtos entregues aos clientes finais.
*Com informações do Canal Agro
Saiba mais:
Mapa: Setor do agro apresenta recorde de exportações
Agronegócio brasileiro é o mais sustentável do mundo, diz pesquisa