impostos diesel e petróleo

Em nota, a Petrobras informou que sua Diretoria Executiva aprovou a estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. (Foto: Envato Elements)

Nova política de preços para a gasolina e diesel é anunciada pela Petrobras

Por: Redação | Em:
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A nova política de preços para gasolina e diesel da Petrobras coloca fim ao modelo de paridade internacional, atrelado ao dólar e ao mercado global de petróleo. O anúncio foi feito hoje pela empresa. A Companhia mantém preços competitivos com referências dos mercados onde atua, mas sem subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação.


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Em nota, a Petrobras informou que sua Diretoria Executiva (DE) aprovou, na segunda-feira (15/5), a estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina, em substituição à política de preços de diesel e gasolina comercializados por suas refinarias

De acordo com a empresa, a estratégia comercial usa referências de mercado como: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras. O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino. 

“Com essa estratégia comercial, a Petrobras vai ser mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país.”  

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras

Entenda o anúncio da Petrobras

O anúncio encerra a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação, mantendo o alinhamento aos preços competitivos por polo de venda, tendo em vista a melhor alternativa acessível aos clientes. “Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, declarou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.  

A precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A empresa reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade. Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio

*Com informações da Petrobras.

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