Na Dinamarca, a Vestas Wind Systems concluiu a instalação da mais potente turbina eólica a nível mundial, a Vestas V236, que conta com 280 metros de altura, 15 MW e é capaz de alimentar 20 mil casas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A turbina eólica Vestas V236, produzida pela Vestas Wind Systems, entrou em funcionamento no centro de testes Østerild National, localizado em Western Jutland, na Dinamarca.
Considerada a mais potente a nível mundial, esta turbina de 15 MW é capaz de fornecer 80 GWh de energia por ano, o suficiente para fornecer energia a 20 mil casas, além de permitir uma poupança de 35 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.
Com uma altura total de 280 metros, está equipada com pás gigantes de 115,5 metros, perfazendo um total de 43 mil m2 ocupados por este equipamento.
Tendo em conta que terá de lidar com o ambiente agressivo do offshore do mar do norte, a fabricante garante que a Vestas V236 está preparada para aguentar décadas de operação nestas condições, conseguindo suportar um peso equivalente a 20 elefantes em cada uma das suas pás.
A fase de testes desta turbina, que agora começou, está programada para durar cerca de um ano. Já a sua produção em série, deverá começar no 2º trimestre de 2023 na unidade de Nakskov, na Dinamarca, e no 3º trimestre na unidade de Vestas Blades em Taranto, Itália.
Embora esta seja, para já, considerada a turbina mais potente a nível mundial, a empresa chinesa CSSC Haichuang já anunciou estar a trabalhar numa nova turbina eólica de 18 MW, com pás de 128 metros de comprimento, e que deverá ultrapassar em breve o desempenho oferecido pela nova Vestas V236.
*Com informações do Portal Energia.
Saiba mais:
Em 2022, volume de energia solar e eólica contratado no mercado livre cai 30%