A Assembleia Itinerante chega ao município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado, na próxima segunda-feira (22/05). Uma vasta programação marca a primeira edição do projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em 2023, contemplando ações de promoção à cidadania, à cultura e atividades legislativas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
“Será mais uma oportunidade de levarmos o Parlamento cearense para perto das pessoas, com debate de ideias e acesso a serviços e atendimentos de suas principais demandas”, afirma o presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT). O parlamentar explica que a Assembleia Itinerante tem como objetivo aproximar o trabalho parlamentar da população do interior do Estado.
“Esse projeto, previsto no Regimento Interno da Casa, é uma forma eficaz de descentralizar as decisões políticas, levar serviços essenciais e culturais para as comunidades e promover uma maior interação entre os representantes do povo e a população”, avalia.
Ao longo da semana, a população do Litoral Leste poderá participar de oficinas, palestras, rodas de conversa e cursos com temáticas variadas. Na quinta-feira (25/05), a partir das 9h, acontece a sessão plenária da Alece no Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças, no Centro de Icapuí. A programação completa está no fim desta matéria.
A Assembleia Itinerante é uma realização da Alece em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Icapuí, prefeituras dos municípios do Litoral Leste, Instituto Future e o Sistema Fecomércio, Senac, FIEC, Sesi, Sesc, Sebrae e Senai.
Como parte da Assembleia Itinerante, o Festival de Arte e Cultura promoverá um encontro de artistas de seis municípios da macrorregião do Litoral Leste nas noites de segunda, terça e quarta-feira, sempre a partir de 18h, na Praça Central Adauto Róseo.
As apresentações serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Alece e estarão divididas em quatro categorias: repente ou cantoria; danças ou manifestações folclóricas e tradicionais da cultura popular; música popular; humor ou esquete teatral.
O Festival é uma ação de valorização da cultura e dos artistas da região, contemplando a diversidade dos municípios e possibilitando que a população conheça as variadas manifestações artísticas. No dia 24 de maio, haverá a premiação dos artistas classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.
Implementado em 2021, o Festival de Arte e Cultura da Assembleia Itinerante já passou pelos municípios de Itapipoca, Icó, São Benedito e Novo Oriente.
A Praça Central Adauto Róseo será o ponto de diversas atividades promovidas pela Alece e parceiros. Nos dias 22, 23 e 24 de maio, de 8h às 12h e de 14h às 17h, a população poderá acessar atendimento odontológico, Caminhão do Cidadão, distribuição de mudas, educação para o trânsito e atendimento jurídico e psicossocial com a Procuradoria Especial da Mulher.
Em auditório montado na praça, serão realizadas oficinas e palestras com temas como turismo, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na sala de aula, Transtorno do Espectro Autista (TEA), saúde vocal para o professor, políticas para a população LGBTQIA+, relacionamento abusivo e, a partir da experiência do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, uma oficina sobre prevenção de homicídios na adolescência.
No CEI Ângela Maria de Góis serão oferecidos cursos de gastronomia, como biscoitos finos, docinhos e salgados para festa.
A Câmara Municipal de Icapuí será o local de encontro para palestra sobre Boas Práticas Sustentáveis na Casa Legislativa e reunião técnica para discutir a problemática do setor pesqueiro e da cadeia da apicultura no dia 23 de maio e, no dia 24, de audiência técnica da Comissão de Agropecuária da Alece sobre a Reforma Agrária e a situação dos assentamentos rurais na região de Icapuí.
Assembleia tem novo site com interface objetiva e intuitiva
Novos produtos ajudam a dinamizar o turismo nas Rotas Turísticas do Ceará