Ícone do site TrendsCE

Governo estadual apresenta proposta para gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara

parque nacional de jericoacoara

O Ceará apresentou proposta de gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara, elaborada pela Procuradoria-Geral do Estado Ceará (PGE-CE) e as Secretarias do Meio Ambiente e do Turismo. O objetivo é estabelecer, entre a União, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Estado do Ceará, a gestão do Parque de forma compartilhada, priorizando o fortalecimento das comunidades do entorno e o desenvolvimento do turismo ecológico, para melhor consecução da preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica do PNJ.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O documento acolheu sugestões da população dos municípios que integram o Parque Nacional de Jericoacoara. A PGE-CE se fez presente durante o diálogo com a comunidade, por meio da atuação da Procuradoria do Patrimônio e do Meio Ambiente (Propama). O modelo de gestão compartilhada de Unidades de Conservação (UC) busca unir esforços da gestão pública com atores sociais e instituições locais.

Entre outras iniciativas apresentadas, estão a de revitalizar e/ou construir novas infraestruturas de apoio à visitação na área do Parque Nacional de Jericoacoara; fortalecer a preservação, monitoramento e manejo ambiental, conforme estabelecido no Plano de Manejo; estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas na área protegida e entorno e promover ações que garantam a mobilidade da população, especialmente de trabalhadores.

Após a incorporação ao documento das contribuições do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio, a proposta continuará aberta a melhorias. Serão programados outros momentos de diálogo com a população cearense para aperfeiçoamento do documento, inclusive com realização de audiência pública.

*Com informações do Governo do Ceará.

Saiba mais:

Saiba qual a importância do licenciamento ambiental para a proteção do meio ambiente

Brasil é indicado a 22 prêmios do “Oscar do Turismo”

Sair da versão mobile