A Suzano e a Sofidel anunciaram o projeto “Juntos, nós plantamos o futuro” para promover a conservação e restauração ecológica na região da Amazônia. O projeto piloto terá duração de três anos e contará com o apoio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e da Amazônia Onlus. A parceria visa ampliar modelos de negócios sustentáveis para as comunidades locais, melhorando a segurança alimentar e a qualidade nutricional.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A primeira fase do projeto beneficiará 1.400 famílias, retirando-as da pobreza por meio de projetos de geração de renda, como agricultura, apicultura e cultivo e comercialização de espécies nativas.
Além disso, o projeto contribuirá para a formação de um corredor de biodiversidade na região do Bioma Amazônico, conectando áreas de alto valor ecológico entre os estados do Maranhão e Pará. A restauração de habitat natural e o uso de sistemas agroflorestais sustentáveis serão empregados. A meta da Suzano é criar corredores de biodiversidade que abranjam meio milhão de hectares até 2030.
Essa parceria entre Suzano e Sofidel busca unir forças para enfrentar questões sociais e ambientais na região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e a proteção da floresta amazônica. As empresas acreditam que trabalhar juntas e envolver toda a cadeia de suprimentos é fundamental para criar mudanças positivas. O projeto também beneficiará espécies nativas, muitas das quais estão ameaçadas ou vulneráveis à extinção, como a onça-pintada, o tucano-de-bico-preto e a anta brasileira.
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e papel, enquanto a Sofidel é líder na produção de papel para uso higiênico e doméstico. Ambas as empresas têm o compromisso com a sustentabilidade e buscam desenvolver soluções inovadoras de origem renovável. A parceria demonstra o poder de colaboração e a importância de empresas compartilharem visões e operações alinhadas para construir um futuro mais sustentável.
*Com informações do Portal Envolverde
Saiba mais:
Maioria dos consumidores não acredita na sustentabilidade de produtos de empresas brasileiras
Como a inovação e a sustentabilidade estão impulsionando a economia circular