O streetwear de luxo conquistou seu espaço no mercado, impulsionado pelo surgimento de ícones do hip hop, skate e surfe. Essa fusão entre o estilo urbano e as marcas de luxo se tornou uma escolha popular entre influenciadores e marcas de sucesso.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Anteriormente, a alta-costura dominava o mundo da moda, com grifes renomadas produzindo peças de alfaiataria requintadas, estruturadas e feitas com materiais de alta qualidade. No entanto, a partir de 2018, o mercado de luxo começou a passar por transformações influenciadas diretamente pelo comportamento das gerações Millennials e Z, por valorizarem o conforto na hora de se vestir.
De acordo com um estudo realizado pelo Boston Consulting Group e Altagamma, estima-se que até 2025, 45% do público do segmento de luxo seja composto pelas gerações Y e Z. Como resultado, grandes marcas têm apostado na casualização da moda, impulsionada por essas novas gerações e agravada pela pandemia da Covid-19.
Marcas tradicionalmente associadas ao luxo estão levando para as passarelas peças exclusivas do universo urbano, como tênis, bonés, regatas e moletons. Chanel, Dior, Louis Vuitton e Versace são algumas das marcas que incorporaram características desse estilo em seus desfiles, além de estabelecerem parcerias com celebridades e marcas do mundo urbano. Essa união resulta em colaborações criativas no mundo da moda, fortalecendo o estilo streetwear de luxo.
Um exemplo notável ocorreu em 2017, quando a Louis Vuitton se uniu à marca nova-iorquina Supreme, conhecida por seu estilo streetwear. Fundada em 1994, as lojas da Supreme eram pontos de encontro para skatistas e jovens locais. Foi por meio dessa parceria que a Supreme conquistou definitivamente o mercado de luxo, estampando produtos como shapes de skate, camisetas, gorros e muito mais, todos com o monograma da Louis Vuitton.
Além de atrair público e incorporar o estilo em suas coleções, as marcas de luxo buscam na moda streetwear a cultura e a autenticidade que marcas como Supreme, Palace e Stussy têm com seu público. Essas colaborações em menor escala trazem exclusividade e fazem com que os consumidores enfrentem filas para adquirir produtos que se esgotam em minutos.
Ao contrário do que era promovido anteriormente pelas marcas de luxo, é comum ver pessoas usando roupas de streetwear de luxo no dia a dia, especialmente no ambiente urbano. Para os homens, isso inclui calças jeans, camisetas de marca, tênis e acessórios como bonés, pochetes e óculos escuros.
As mulheres seguem a mesma proposta, optando por roupas mais largas e confortáveis, como calças baggy, saias midi e moletons. O estilo oversized combina perfeitamente com tênis femininos e acessórios como brincos de argola e bonés.
*Com informações da Baazar
Saiba mais:
Google testa IA para facilitar compras de moda
Mercado de moda plus size planeja faturar R$ 15 bilhões até 2027