O EmbraturLAB, laboratório de inovação para o turismo da Embratur, abriu as inscrições para o primeiro programa de aceleração voltado para startups do setor. Os interessados em participar têm até 5 de junho para se cadastrar através do link disponível.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Com duração de 3 meses, o programa visa apoiar o desenvolvimento de até oito startups que apresentem soluções inovadoras para aprimorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil. As ideias mais promissoras passarão por uma fase de teste prático no Rio de Janeiro e, caso obtenham respostas positivas, serão promovidas pela Embratur para serem implementadas em outras cidades do país.
As soluções propostas pelas startups devem abranger desafios relacionados à infraestrutura, mobilidade, meios de pagamento, qualidade e disponibilidade de acomodações, sustentabilidade e gastronomia, entre outras áreas. As startups selecionadas terão acesso a treinamentos e mentorias conduzidos por profissionais altamente qualificados do setor, além de acesso a financiamento sem a necessidade de reembolso.
O objetivo é criar um Big Data para que as empresas do setor de turismo possam identificar tendências e comportamentos dos consumidores, personalizando suas ofertas de acordo com a demanda do público. Serão priorizadas as soluções de tecnologias verdes, que ajudem a reduzir a pegada de carbono do turismo, incluindo o uso de energia renovável, a implementação de práticas sustentáveis em hotéis e a promoção do turismo responsável.
Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o EmbraturLAB e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina. O Hub tem como missão liderar a agenda de inovação no turismo, impulsionando a competitividade e a sustentabilidade ambiental do setor. O EmbraturLAB conta com a colaboração de universidades, pesquisadores e empreendedores que estão promovendo ações inovadoras no turismo.
O programa de aceleração foi lançado durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, no início deste mês.
*Com informações da Embratur
Em apenas quatro meses, Ceará já tem 60 municípios cadastrados no Sismapa
A partir de julho, Fernando de Noronha terá dois novos voos partindo de Fortaleza e Natal