Na última semana, o terminal portuário do Pecém inaugurou um novo serviço regular de cabotagem (trânsito de navios entre portos nacionais). O Serviço Expresso Amazonas, disponibilizado pela Log-In Logística Intermodal, tem como objetivo atender as crescentes demandas da região Nordeste e Norte, especialmente na conexão direta com o Polo Industrial de Manaus (PIM).
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“Estamos nos consolidando como o maior porto de cabotagem do Brasil em quantidade de linhas. Esse novo serviço da Log-In vem para somar e aumentar nossas possibilidades num segmento importante para o nosso porto, já que incentivamos a cabotagem como estratégia de crescimento.”
Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém
A embarcação sai do Porto de Salvador, passa em Suape (PE) e no Pecém (CE) antes de chegar em Manaus (AM). Na saída de Manaus, a rota conta com uma navegação expressa até Santos (SP), sem escalas intermediárias, depois chega ao Porto de Navegantes (SC), antes de retornar ao Porto de Salvador.
De acordo com a Log-In, inicialmente, o serviço terá saídas quinzenais e embarques regulares. Mas até setembro será um serviço semanal. “Esse produto permite que a gente cresça na região Sul, Sudeste e principalmente no Nordeste. Com esse serviço, conseguimos fazer a conversão de carga do rodoviário para a cabotagem, trazendo mais possibilidade para a região”, destaca Igor Teles, gerente geral de vendas da Log-In.
Além de Hugo Figueirêdo, estiveram presentes no evento os vice-presidentes Rebeca Oliveira (Financeiro) e Fabio Grandchamp (Operações), o diretor comercial, André Magalhães, e parte da equipe Comercial do Complexo do Pecém.
O Terminal Portuário do Pecém é um elo na cadeia logística do transporte marítimo e tem como um de seus objetivos viabilizar a operação de atividades portuárias e industriais integradas, imprescindíveis ao desenvolvimento do Complexo Industrial do Pecém, assumindo por isso as características de Porto Industrial.
Ele é constituído de três piers marítimos, sendo o primeiro (Pier 1) para granéis sólidos, líquidos e carga geral não conteinerizada, o segundo (Pier 2) para granéis líquidos e o terceiro (TMUT) para granel sólido, carga geral conteinerizada e não conteinerizada.
Por se tratar de um terminal “offshore”, os Piers de atracação estão protegidos da ação das ondas e correntes por um quebra-mar de berma, na forma de “L” com 2.770m de extensão. Os Piers são ligados ao continente por uma ponte rodoviária que interliga o Pátio de Armazenagem às instalações de atracação de navios.
*Com informações do Porto do Pecém.