Todos os dias, as unidades de saúde precisam lidar com dados pessoais e sensíveis dos pacientes. Por isso, é importante que essas empresas tenham atenção no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2020.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Dessa forma, a aplicação correta da LGPD no setor da saúde visa evitar danos e consequências ao titular e à instituição responsável pelo sigilo dos dados.
De acordo com dados da pesquisa TIC Saúde 2022, um em cada quatro estabelecimentos públicos de saúde possui política de segurança da informação.
O percentual geral passou de 30% em 2021 para 39% em 2022, mas isso se deve aos estabelecimentos privados, onde 50% possuem medidas.
Com o ataque de hackers, a média de incursões contra sistemas aumentou 46% no Brasil no segundo semestre de 2022, de acordo com o Check Point Research.
A preocupação do paciente com o tratamento das informações também aumentou, o que poderia gerar um receio por parte da “abertura” do cadastro entre instituições, afirma o MoVing The Future.
“A Lei Geral de Proteção de Dados ajuda a construir um ambiente protegido para as instituições e seus usuários, além de trazer mais credibilidade. Porém, não é um processo de adaptação e transição rápida: além da implantação da infraestrutura, é necessária uma mudança cultural por parte de toda a instituição.”
Andrey Abreu, diretor corporativo de Tecnologia da MV
Atualmente, existem diversas empresas que auxiliam e dão suporte na coleta e no armazenamento correto de dados, conforme a lei. Uma das ferramentas mais requisitadas para cuidar dos dados do paciente com eficácia é o Prontuário do Paciente Eletrônico (PEP MV).
O uso do PEP tornou-se fundamental desde o surgimento das primeiras versões da tecnologia ao oferecer a segurança das informações do paciente para garantir o tratamento correto e adequado ao quadro clínico.
De acordo com o MoVing The Future, além dos incontáveis benefícios nas funcionalidades de registro para o paciente, o PEP MV também é uma ferramenta que gera maior segurança para o profissional de saúde.
*Com informações da Medicina S/A
Saúde: Tecnologia ajuda no monitoramento remoto de pacientes
Centro de Ciência para Longevidade: Inovação e Saúde para um Envelhecimento Saudável