A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) divulgou dados que revelam um superávit da corrente de comércio internacional da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O setor apresentou aumento de 30,9% no primeiro quadrimestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, atingindo a marca de US$ 29,2 milhões. O aumento reflete o crescimento das exportações, especialmente, no mês de abril deste ano.
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De acordo com os números da entidade, de janeiro a abril de 2023, o setor cosmético acumulou US$ 289,3 milhões em exportações, um aumento de 17,2%. O desempenho levou o setor neste quadrimestre à maior marca superavitária dos últimos 10 anos. Em importações, o resultado total foi de US$ 260 milhões no quadrimestre, aumento de 15,8% em comparação ao período de janeiro a abril do ano anterior.
Para João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, o desempenho no primeiro quadrimestre deste ano, sobretudo em abril, permite otimismo e projeções favoráveis com saldo superavitário para o fechamento do ano. “Mesmo com os entraves atuais nas exportações para a Argentina, o aumento de preços dos bens finais e de custos logísticos internacionais, nosso setor tem alcançado valores expressivos de exportação em 2023”, disse.
Em abril de 2023, as exportações do setor de higiene alcançaram o valor de US$ 81,7 milhões, um aumento de 25,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. As importações totalizaram US$ 62,6 milhões, um avanço de 9,2% ante abril de 2022 (US$ 57,3 milhões). A corrente de comércio internacional em abril atingiu US$ 144,3 milhões, alta de 17,9% na comparação com o mesmo período em 2022 (US$ 122,4 milhões).
O saldo da balança comercial no mês de abril apresentou superávit no valor de US$ 19,1 milhões, aumento de 144,9% em relação ao saldo superavitário do ano anterior, contribuindo para a melhor marca do setor de higiene e cosméticos em 10 anos. A categoria com maior crescimento nas exportações foi a de cremes para pele/protetores/bronzeadores (72%). Outros destaques foram produtos para cabelos (18,4%) e sabonetes (29,8%).
*Com informações da ABIHPEC.
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