A empresa ArgoTech e Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará (Cetrede/UFC) formaram uma parceria técnica para iniciar os trabalhos no desenvolvimento de um Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A ideia é que no segundo semestre de 2023 já se concretize a produção do Hidrogênio Verde e no primeiro semestre de 2024 ele já seja um produto disponível para ser utilizado pelas empresas que tenham interesse.
“O objetivo [da parceria] é transformar os objetos de pesquisa em algo concreto. Já que esse acordo está celebrado entre as partes, nós vamos agregar a expertise universitária para colocarmos o Hidrogênio Verde no mercado.” Gregory Beviláqua, CEO da Argotech
Desde 2021, o Ceará trabalha na implantação de um hub para produção e comercialização de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
O objetivo é transformar o território cearense em um grande fornecedor global desse tipo de combustível, gerando emprego, renda e contribuindo diretamente para a descarbonização do planeta.
Isso porque, para ser considerado verde, as fontes de energia para a produção do hidrogênio devem ser de origem limpa e renovável – como a solar e a eólica.
“Esse projeto é fundamental para o ecossistema cearense, uma vez que somos referência no desenvolvimento de projetos relacionado ao tema. Não vamos medir esforços para tornar-lo realidade.” Ocivaldo Fernandes, CEO da ArgoTech
A ArgoTech atua com desenvolvimento de soluções tecnológicas, inteligentes e eficientes para outras empresas. Com mais de cinco anos de mercado, a empresa trabalha em quatro linhas de serviço direta com a Venture Builder, Software House, Consultoria e Outsourcing de TI.
Com mais de 50 anos de história, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) tem se dedicado ao ensino, à cidadania e à promoção da qualificação profissional e especialização de recursos humanos. O Cetrede busca integrar e diversificar seus programas, visando atender às necessidades da sociedade de forma abrangente.
Assembleia Legislativa realiza debate sobre produção de hidrogênio verde no Ceará
Hidrogênio Verde: Ceará poderá se tornar um dos maiores produtores de