Setor da construção registra crescimento nas vendas

Por: Redação | Em:
Tags:,
Construção

A aplicação de tecnologia nesse setor pode impactar positivamente nos negócios, permitindo projetos mais precisos, custos controlados, maior segurança e transparência nas informações. (Foto: Envato Elements)

Segundo o relatório trimestral Senior Index, o setor da construção apresentou um aumento de 2,85% no volume de vendas no 1º trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, houve uma queda de 38,73% nos distratos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O Valor Geral de Vendas do 1T2023 também registrou um aumento de 17,66% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando uma movimentação de mais de R$ 7 bilhões.

Esses números acompanham as previsões otimistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê um crescimento de 2,5% no setor da construção em 2023.

Apesar das mudanças de governo e do aumento dos juros, que normalmente afetam o mercado, o setor da construção no Brasil tem mostrado um crescimento constante nos últimos anos e espera-se que esse ritmo continue em 2023. Mesmo enfrentando desafios, como o aumento dos custos dos insumos, a indústria tem demonstrado resiliência.

Cleber Francischini, Head de Produto Incorporação na Senior Sistemas, destaca que o mercado da construção está atento a inovações, uso de dados e um planejamento cada vez mais controlado e em tempo real. 

A aplicação de tecnologia nesse setor pode impactar positivamente nos negócios, permitindo projetos mais precisos, custos controlados, maior segurança e transparência nas informações. 

Essas transformações digitais podem contribuir para aumentar a produtividade e gerar melhores resultados para o mercado como um todo.

Análise por região

As regiões que apresentaram melhor desempenho foram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Santa Catarina. Já os estados do Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás tiveram o desempenho mais baixo nesse período.

Valor do metro quadrado

O valor médio do metro quadrado adquirido no período foi de R$ 7.794,66, representando um crescimento de 6,87% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

*Com informações do Terra.

Saiba mais:

Índice da construção civil acelera para 0,36% em maio, diz IBGE

Subsídios para construção civil é aprovado pela comissão mista da câmara dos deputados

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas