No próximo dia 24, o voo direto entre Fortaleza e Buenos Aires, capital da Argentina, deve retornar. A rota, que tem frequência semanal, foi suspensa temporariamente, no último dia 2 de abril, em virtude de uma “adequação da oferta à sazonalidade do mercado internacional”, conforme a GOL anunciou à época.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
“Estamos em constantes negociações com as companhias aéreas, para retomar voos e conquistar novos. Sabemos da importância dessas conexões em nosso hub para atrair mais turistas, emprego e oportunidades para o Ceará. Por isso, celebramos a volta do trecho Fortaleza/Buenos Aires a partir da próxima semana, no dia 24 de junho”, anuncia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
A aeronave que vai operar é uma Boeing com capacidade para 186 passageiros. O horário de partida previsto do Jorge Newbery Airport, em Buenos Aires, é às 23h10. O pouso no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, deve ocorrer entre às 5h05 e 5h25. A frequência será aos sábados.
Em pesquisa realizada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), onde identificou que a taxa de pretensão de retorno de turistas ao Ceará é de 95,6%, a Argentina figurou em quarto lugar entre os principais emissores, ficando atrás apenas de Portugal, França e Itália. O período analisado foi entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.
O Ceará, na contramão da redução de 1,6% da média brasileira, foi o único estado do país com saldo positivo no volume de serviços. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado apresentou alta de 1% no mês de abril, em comparação com março.
Entre os segmentos apontados pelo IBGE como impulsionadores do desempenho, quatro das seis atividades estão diretamente relacionadas ao turismo. São eles: restaurantes, hotéis, agências de viagens e transporte rodoviário coletivo de passageiros. As demais foram locação de automóveis e serviços de bufê.
Outro bom resultado para o turismo cearense, de acordo com o IBGE, foi o índice de receita nominal das atividades turísticas. Na comparação com março, abril teve alta de 4%. O resultado ficou acima da média brasileira, elevada em 0,5%. A variação em igual período de 2022 é 9,2%.
Nos últimos 12 meses, a alteração da receita nominal no Ceará é de 37,5%, enquanto a do volume corresponde a 22,2%. Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, os números são bastante positivos.
“O turismo cearense é, hoje, um dos mais bem ranqueados quando comparado o desempenho da atividade nacionalmente. Isso comprova que é um setor importante para economia do estado e que tem atraído muitos turistas. Identificamos as agências de viagens, transporte rodoviário e restaurantes como segmentos em alta, todos diretamente ligados à nossa atividade. Portanto, é um cenário bastante positivo para o estado, que se mantém em destaque no país.”
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará
*Com informações da Secretaria do Turismo do Ceará.
A partir de julho, Fernando de Noronha terá dois novos voos partindo de Fortaleza e Natal
Voos diários entre Juazeiro do Norte e Fortaleza voltam a funcionar