A revista Junho Verde, pensando em formas para minimizar o desperdício da água potável, que vem ficando cada vez mais escassa, elaborou uma lista para economizar água no dia a dia.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Além da atitude individual, muitas empresas e organizações já vem mudando seus hábitos com relação ao consumo de água, agora que tal você fazer a sua parte também? Confira.
1 – Controle seu tempo no banho
Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados. O ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo, sem desperdício de água.
2 – Desligue a torneira ao escovar os dentes
Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, feche-as bem sempre que não estiver usando água.
3 – Ensaboe todas as louças de uma só vez
Antes de lavar a louça, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiro.
4 – Limite o uso da máquina de lavar
O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.
5 – Reaproveite a água da máquina de lavar
A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até lavar o banheiro.
6 – Nada de vazamentos
Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda especializada para investigar e solucionar o problema.
*Com informações do Junho Verde.
Maioria dos consumidores não acredita na sustentabilidade de produtos de empresas brasileiras