Utilizar asfalto ou concreto na hora de pavimentar uma rua ou avenida pode apresentar resultados diferentes.
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Ambas as opções têm características distintas e apresentam vantagens e desvantagens que devem ser cuidadosamente consideradas.
Compreender essas características auxilia a avaliar qual material é mais adequado para diferentes contextos e a tomar decisões informadas na construção e manutenção das ruas.
Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), as ruas de concreto apresentam maior durabilidade, que é cerca de três vezes mais do que a das ruas de asfalto.
Esse material demonstra uma resistência superior à frenagem e ao peso dos veículos, tornando-o especialmente adequado para áreas com tráfego intenso e veículos pesados.
Esse material está presente apenas em pistas de rolagem de ônibus e pontos de parada para veículos pesados.
Além disso, o pavimento de concreto é considerado mais sustentável e oferece um melhor custo-benefício a longo prazo. Isso se deve graças à sua vida útil prolongada e à redução dos gastos com manutenção.
Por outro lado, o asfalto é mais comum de ser utilizado nas ruas urbanas, devido à sua flexibilidade e facilidade de aplicação.
Essa característica é especialmente importante em áreas com solos instáveis ou sujeitas a mudanças sazonais.
A capacidade do asfalto de se ajustar a essas condições pode reduzir os riscos de trincas e deformações na superfície das ruas.
Esse material oferece uma superfície mais suave e silenciosa para os veículos, contribuindo para o conforto tanto dos motoristas quanto dos pedestres.
A aplicação do asfalto é geralmente mais rápida e simples do que a do concreto. Isso pode resultar em tempos de construção mais curtos, o que é vantajoso em projetos que exigem prazos apertados ou interrupções mínimas no tráfego local.
Embora o concreto seja geralmente mais durável, a manutenção e os reparos no asfalto são geralmente mais simples e rápidos de serem realizados.
Ainda de acordo com o estudo, o concreto é 16% mais barato que o asfalto no momento da construção.
Essa economia inicial pode ser ainda maior ao longo do tempo, podendo chegar a 41% ao longo de 20 anos, dependendo das características específicas de cada projeto.
Essa análise abrangente revela que, embora o asfalto possa ser considerado mais barato em termos de custo inicial, o concreto apresenta uma economia significativa a longo prazo.
*Com informações da Sienge
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