O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, anunciou que a projeção para o crescimento do PIB de 2023 será revista para cima, alcançando entre 2,5% e 3%. Atualmente, o governo estima uma alta de 1,9% na atividade econômica deste ano. As novas previsões serão apresentadas no próximo Boletim MacroFiscal do Ministério da Fazenda, divulgado a cada bimestre, sendo o último em maio.
“A realidade foi mostrando que nós tínhamos razão, e o nosso cenário será revisado para cima. Ainda tem que ser lançado o próximo boletim, mas certamente estamos próximos de um crescimento de 2,5% a 3%.”
Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda
No ano passado, o PIB avançou 2,9%. As estimativas para este ano têm melhorado gradualmente com o avanço de indicadores econômicos. No entanto, as projeções do governo são mais otimistas do que as do mercado financeiro, que prevêem o PIB em 2,19%, de acordo com o Boletim Focus desta semana.
Mello reforçou os argumentos da Fazenda para a queda dos juros, que atualmente estão em 13,75% ao ano. Segundo ele, “as condições estão dadas” tanto para a redução da Selic quanto para a harmonização das políticas fiscal e monetária.
O secretário destacou a melhora do quadro fiscal e da curva de juros futuros, bem como a desaceleração da inflação como fatores favoráveis. Ele acrescentou que o próprio Banco Central reconhece que os riscos de descontrole do endividamento estão superados, e que o cenário fiscal está construído.
“Criadas as condições fiscais, de sustentabilidade fiscal, hoje o próprio Banco Central admite que os riscos, que eles chamam risco de cauda, de descontrole do endividamento, estão superados. O pano de fundo fiscal está construído.”
Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda
Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, será o palestrante da quinta edição do Trends Experience. O maior evento multissetorial do Norteste, exclusivo para empresários, investidores e C-levels, acontecerá no dia 21 de agosto, em Fortaleza, Ceará.
*Com informações da Veja.
Guilherme Mello: “Estamos visando um crescimento econômico sustentável para o Brasil”