Recentemente, o Governo Federal anunciou o Plano Safra 2023/2024. O programa, que tem a finalidade de impulsionar o setor, traz diversas medidas voltadas para os pequenos produtores, a agricultura familiar e estabelece prazos e juros diferenciados para o pagamento dos financiamentos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
O projeto também facilita a adesão dos agricultores e garante o acesso aos recursos necessários para o desenvolvimento de suas atividades. Essa medida busca promover a inclusão financeira e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor agrícola.
O Plano Safra estabelece também prazos mais flexíveis para o pagamento dos financiamentos, levando em consideração as particularidades e as sazonalidades das atividades agrícolas.
Com isso, os agricultores têm um maior período para quitar suas dívidas, permitindo uma melhor organização financeira e reduzindo os impactos da volatilidade dos preços e das condições climáticas.
Para aderir ao programa e ter acesso aos recursos disponibilizados pelo Plano Safra, os agricultores devem procurar as instituições financeiras habilitadas, como bancos públicos e cooperativas de crédito. É necessário apresentar um projeto que demonstre a viabilidade da atividade agrícola e as necessidades de financiamento.
*Com informações do Jornal Uberaba.
PIB do agronegócio pode alcançar R$ 2,65 trilhões em 2023
Tecnologia: Conheça as tendências para o agronegócio