Caiu de 4,98% para 4,95% a expectativa de inflação dos economistas do mercado financeiro para o ano de 2023.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Em comparação com maio, quando a previsão dos economistas era de 5,42%, a estimativa caiu 0,47%.
Os dados são do relatório Focus, publicado pelo Banco Central na última segunda-feira (10), que consulta instituições financeiras sobre as projeções para a economia.
Ainda assim, a inflação está acima da meta de 3,25%. Em 2023, o índice deve ficar entre 1,75% e 4,75% para ser considerada cumprida.
Caso as projeções se confirmem, será o terceiro ano seguido em que a meta de inflação será descumprida, ou seja, em que o IPCA ficará acima do teto fixado para 2023. No ano passado, a inflação foi de 5,79%.
No fim de junho, o governo anunciou um novo formato para a meta de inflação a partir de 2025. O indicador passará a ser usado de forma contínua – e não mais considerando apenas o ciclo janeiro-dezembro.
A inflação afeta diretamente o poder de compra das pessoas porque os preços dos produtos aumentam, enquanto os salários continuam os mesmos.
Taxa básica de juros
O levantamento mantém a expectativa de taxa básica de juros em 12%, mesmo patamar da semana anterior. Atualmente, o índice está em 13,75%.
A taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), composto pelo presidente e diretores do Banco Central.
Na última semana, o governo emplacou o ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, como diretor de Política Monetária do BC.
*Com informações do G1.
Eletrobras analisa oportunidades de fusões e aquisições no setor de energia renovável
Cresce superávit do comércio internacional da indústria de higiene