Nesta quinta-feira (17), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, estará no Ceará para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 na região Nordeste.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A cerimônia, que ocorrerá em Fortaleza, contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), governadores nordestinos, autoridades e representantes de movimentos sociais.
O plano visa beneficiar cerca de 1 milhão de agricultores familiares na região. Uma das principais novidades do programa é o maior volume de crédito rural da história brasileira.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) receberá um investimento de R$ 71,6 bilhões, um aumento de 34% em relação à safra passada.
Além disso, o Pronaf B, conhecido como Agroamigo, teve ampliação no enquadramento da renda familiar e aumento do limite de crédito.
O Plano Safra também traz redução das taxas de juros para produtores de alimentos essenciais, estimulando a segurança alimentar do país.
Além disso, serão oferecidos incentivos aos agricultores que optarem pela produção sustentável de alimentos saudáveis, como orgânicos e produtos da sociobiodiversidade.
O plano também destaca o apoio às mulheres produtoras rurais, com uma linha específica de crédito e aumento do repasse no Fomento Mulher para quilombolas e assentadas da reforma agrária.
O retorno do Programa Mais Alimentos também é uma iniciativa do Plano Safra, com o objetivo de impulsionar a produção e aquisição de máquinas e implementos agrícolas específicos para a agricultura familiar.
Com essas medidas, o Plano Safra busca melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares, aumentar a produtividade no campo e impulsionar a indústria nacional.
O programa será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em parceria com outros ministérios.
*Com informações do jornal Opinião CE.
Saiba mais:
Reinauguração do Bondinho de Ubajara aumenta 50% do turismo na região
Fortaleza: Projeto de Lei prevê obrigação de entregas na portaria dos condomínios