A Infra Gás e Energia emerge como uma nova participante no mercado de distribuição de gás natural, buscando adquirir cinco concessionárias de gás no Nordeste, atualmente sob a responsabilidade da Compass.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A empresa, liderada pelos empresários João Henrique Sigaud Cordeiro Guerra e Marconi Braga Edmundo, possui histórico de atuações diversificadas no setor de infraestrutura.
A aquisição das participações da Commit em distribuidoras nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Pernambuco proporciona à Infra Gás um papel de acionista não controlador nessas empresas.
Juntas elas compreendem 13% do mercado não-termelétrico nacional.
A Infra Gás enxerga o Nordeste como um mercado com grande potencial de crescimento, tratando o investimento como parte de sua visão de longo prazo.
Os empresários por trás da Infra Gás também estão envolvidos em uma série de outras empresas de infraestrutura, com passagens por setores como rodovias, aeroportos e energia.
A Infra Gás e Energia, lançada em 2021 com capital social de R$ 30 milhões, é parte de seu mais recente empreendimento voltado para o setor de gás.
Enquanto a Compass busca vender seus ativos nas distribuidoras nordestinas como parte de sua estratégia de reestruturação, a Infra Gás aguarda a autorização da Mitsui, sua parceira na Commit, para avançar com o negócio.
A aquisição dessas distribuidoras marcaria a entrada da Infra Gás no mercado de distribuição de gás, alinhada com sua visão de investimento de longo prazo no setor.
Paralelamente, a Petrobras anunciou uma redução de 7,1% no preço do gás natural em agosto, seguindo as regras contratuais com as distribuidoras.
A indústria do biometano também ganha destaque, com empresas como a Cebrace buscando incorporar o combustível renovável em suas operações.
Nos Estados Unidos, o mercado de biometano experimentou um crescimento de 20% em 2022, impulsionado por incentivos e demanda crescente.
*Com informações da EPBR