Utilizado para transporte, aquecimento e geração de energia, o diesel apresenta um aumento nos preços no mundo todo. Apresentando um valor mais alto do que o petróleo bruto, do qual têm origem, o contexto é alarmante e também um indicativo de escassez que inquieta governos de todos os lugares do planeta.
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Em poucos meses, o inverno chegará ao Hemisfério Norte, o que deve aumentar a demanda por aquecimento. No entanto, os baixos estoques de hoje significam que limitações de oferta podem surgir em qualquer oportunidade ou até mesmo choques de demanda.
“Devemos preparar os estoques agora, já que eles normalmente começam a ser consumidos sazonalmente a partir de setembro. Há uma preocupação de que os estoques não construirão o suficiente antes de outubro e, então, começaremos a ver reduções a partir do que ameaça ser uma base baixa.”
Eugene Lindell, chefe de Produtos Refinados na Consultoria do setor da FGE
Os mercados de petróleo foram impactados com o crescimento das margens de lucro na produção de combustíveis nas últimas semanas, além das restrições nas refinarias que diminuíram os suprimentos de todo o mundo em um momento em que os barris de petróleo bruto estão fora do mercado.
No noroeste europeu, as reservas de combustível devem ter uma diminuição nos próximos meses. Embora isso seja comum para essa época do ano, o armazenamento está ainda menor que o padrão histórico.
“A perspectiva para o suprimento de diesel/gasóleo na Europa está apertada em nossa previsão atual, devido aos menores rendimentos de diesel/gasóleo esperados das misturas de petróleo bruto mais leves, à mudança para os rendimentos de querosene e a paradas não planejadas de refinarias.”
Emma Howsham, analista de Pesquisa de Mercados de Refino e Produtos de Petróleo da Wood Mackenzie
Nesse contexto de carência de fornecimento de diesel, os mercados estão analisando de perto a China, que possui refinarias aguardando uma nova remessa de cotas de exportação do governo. O movimento permitirá que eles continuem a enviar seus combustíveis.
Ainda assim, a possibilidade de que ocorra um aumento nos embarques de diesel da China é pequena, mesmo após as cotas serem emitidas, alerta Jianan Sun, analista de petróleo da Energy Aspects. O interesse interno pelo combustível surpreendeu positivamente no país, como consequência dos gastos elevados em infraestrutura.
*Com informações de Bloomberg Línea.
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