O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, participou do Seminário Tendências Globais do Turismo, promovido pela Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), e anunciou que o Ceará foi um dos locais escolhidos para a campanha internacional de destinos turísticos promovida pela a Embratur. O projeto faz parte de ações promocionais desenvolvidas para os Estados Unidos, Europa e América Latina.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
“O Ceará é um dos principais destinos brasileiros. A Embratur quer ser parceira das iniciativas que já existem aqui, para fazer com que o turismo continue oferecendo emprego e renda. Fortaleza e o Ceará como um todo estão um ponto na frente de outros locais com essa relação entre o esporte e o turismo. O Ceará ensina o Brasil inteiro que é possível aproximar essas duas atividades, trazendo praticantes de diferentes esportes para viver essa experiência aqui.”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
A excelência na gastronomia regional, além do litoral cearense, é destacado por Freixo, ao afirmar que os turistas internacionais tem foco em experiências. “O grande objetivo da gente é pensar de que forma a gente vai atrair mais gente e por mais tempo, porque isso aumenta a capacidade de geração de emprego e de renda. Então, Fortaleza não é inimiga de um turismo que possa se deslocar para o interior”, afirma. Ainda sobre o tema, o presidente da Embratur ressalta que Fortaleza ganha com isso, porque faz esse turista ficar mais tempo aqui. O objetivo da Embratur é criar um diálogo e colocar o Estado na prateleira de todos os países.
Turistas buscam cultura
“A gente mora no paraíso e esse sentimento de pertencimento é o maior ativo que uma Secretaria pode ter. Se eu tiver gente feliz morando aqui, naturalmente essas pessoas vão falar bem da cidade pro mundo todo e vai despertar o interesse do outro de vir conhecer a cidade.”
Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza
Com as Secretarias de Cultura e Turismo atuando em conjunto, os respectivos secretários, Alexandre Pereira e Elpídio Nogueira, apresentaram para Freixo projetos desenvolvidos pelas pastas, evidenciando o diálogo e as parcerias para um maior desenvolvimento. “O turismo e a cultura andam de mãos dadas e temos tido essa visão na Prefeitura de Fortaleza. O setor não pode ter bandeiras partidárias, não pode existir concorrência, tem que ter integração”, afirma Pereira.
*Com Informações da Prefeitura de Fortaleza
Saiba mais:
Reinauguração do Bondinho de Ubajara aumenta 50% do turismo na região