Rumos da economia do país e reflexos na geração produtiva cearense foram pauta da quinta edição do Trends Experience

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
trends experience

A Reforma Tributária e a atual conjuntura político-econômica do Brasil foram os temas do Trends Experience 5. (Foto: LC Moreira)

Clique aqui e confira a galeria com imagens da 5ª edição do Trends Experience

O Trends Experience, maior evento multissetorial do Nordeste, aconteceu nessa segunda-feira (21), no Etevaldo Nogueira Business, em Fortaleza, reunindo empresários e especialistas de renome da economia estadual e nacional.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Os rumos da economia nacional sob a perspectiva da Reforma Tributária e da atual conjuntura político-econômica do Brasil foram os temas escolhidos pela edição de 2023. Para jogar luz sobre a temática, a Trends trouxe à Fortaleza dois convidados de peso: Gustavo Guimarães, secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), e Alexandre Manoel, sócio e economista-chefe da AZ Quest Investimentos.

O contraponto entre os participantes se deu em torno das expectativas do mercado e os resultados apresentados pelo Governo Federal no que se refere à reforma tributária, ao arcabouço fiscal e a capacidade de entrega da atual gestão econômica, o bate-papo foi mediado pelo advogado e economista Ênio Leão.

Argumentações do Trends Experience

Alexandre Manoel enumerou alguns dos principais desafios que o Brasil deve enfrentar e todos os pontos apresentados passam pela atividade econômica.

“Desaceleração menor que as expectativas do início do ano; inflação convergindo para meta e governo entregando marco fiscal com limite de despesa; correção de rumos e incentivos para remover as distorções tributárias, cuja política econômica de continuidade tem sido reconhecida pelos investidores e agências de rating de crédito.”

Alexandre Manoel, sócio e economista-chefe da AZ Quest Investimentos

Melhorias e modernização, no que diz respeito ao orçamento público, foram questões abordadas pelo secretário-executivo no Ministério do Planejamento e Orçamento.

“Estamos implementando melhorias e modernizando o ciclo do orçamento público brasileiro, para que deixe de ser focado no ano a ano e contemple um horizonte temporal maior, adotando a boa prática internacional de orçamentação de médio prazo dentro do nosso ciclo orçamentário constitucional. Nessa linha, discutimos melhorias também na legislação de finanças públicas brasileira.”

Gustavo Guimarães, secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)

Oportunidade e negócios

Os jornalistas e empresários Carla Matos e Marcos André Borges, idealizadores do Trends Experience, explicam a importância de reunir, num mesmo ambiente, os mais importantes setores da economia. “Os nomes mais importantes do empresariado cearense, de setores como indústria, comércio e serviço, puderam acompanhar as explanações dos convidados sobre o rumo da economia do País e seus reflexos na geração produtiva do Ceará”, ressalta o CEO da Trends, Marcos André Borges.

Carla Matos reforça que “a quinta edição do Trends Experience aconteceu no momento certo para ordenar os debates em torno dos desafios que ditam os rumos futuros do mercado e sociedade”, finaliza.

Saiba mais:

Confira a galeria com imagens da 5ª edição do Trends Experience

“Investir é uma tarefa diária de reflexão, estudos e paciência”, é o que afirma Alexandre Manoel sobre o cenário econômico brasileiro 

Gustavo Guimarães: “Planejar o futuro e torná-lo realidade passa pelo ciclo orçamentário”

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas