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Passagens caras e baixa divulgação de destinos afetam turismo nacional

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Celso Sabino, ministro do Turismo, apresentou a linha mestra do Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo para a Câmara dos Deputados na última quarta-feira (23). De acordo com ele, o projeto está sendo debatido com diversos setores da sociedade civil e será apresentado até o final de setembro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


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“Esse plano será construído com a participação do Congresso Nacional, dos secretários de Turismo de estados e municípios, de técnicos do ministério e, principalmente, de representantes do trade turístico, que são quem opera o turismo realmente na prática.”

Celso Sabino, ministro do Turismo.

O ministro afirmou que o alto valor das passagens aéreas e a tímida divulgação de destinos nacionais impactam negativamente o desenvolvimento do setor no Brasil. Sob essa perspectiva, o ministério responsável pelo setor, em ação conjunta com as companhias aéreas, estuda estratégias para ampliar o número e a constância de voos para diversos destinos brasileiros com custos mais baixos.

“O brasileiro não conhece o Brasil. O País tem uma média de 100 a 120 milhões de viagens internas por ano, mas há quem viaje duas ou mais vezes no ano, isso em um universo de cerca de 200 milhões de habitantes. Os Estados Unidos têm 350 milhões de habitantes e lá são cerca de 750 milhões de viagens/ano. É como se cada americano viajasse duas vezes por ano dentro do país. No Brasil, só a metade viaja.”

Celso Sabino, ministro do Turismo.

Plano traçado para o turismo nacional

Como alternativa para reduzir os preços das passagens aéreas, o ministério argumenta sobre a necessidade do país apresentar uma autossuficiência em querosene de aviação. Sabino aponta que o Brasil produz 85% do combustível consumido, que representa aproximadamente 40% do valor do ticket.

De acordo com o ministro, outra meta traçada é a oferta de descontos em passagens e hospedagens com o objetivo de gerar incentivo para pessoas idosas e trabalhadores de baixa renda.

Em relação à expansão de destinos nacionais, as empresas do setor assumiram o compromisso de aumentar a cobertura de locais turísticos em território nacional, com expectativa de 30 novos destinos, além de elevar a quantidade de voos para algumas cidades.

Além disso, anunciou o Salão Nacional do Turismo, que vai ser realizado nos meses de dezembro, para proporcionar maior divulgação de todos os atrativos turísticos do Brasil em um só local. “Pretendemos receber turistas do Brasil e do mundo para visitação e conhecimento”, concluiu.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

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