A dinâmica do mercado, atualmente, exige dos empreendedores o poder de atualização e capacitação gerencial de maneira contínua para alcançar êxito nos negócios. O desenvolvimento de competências, o acompanhamento de tendências e a inovação são essenciais para o sucesso do negócio em qualquer setor, de acordo com Ricardo Pereira, o gerente da Unidade de Produtos e Comercialização do Sebrae Minas.
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“Muitos negócios são criados sem que o empreendedor já possua habilidades necessárias para gestão, como administração, gestão de pessoas, marketing ou vendas.”
Ricardo Pereira, o gerente da Unidade de Produtos e Comercialização do Sebrae Minas.
A pesquisa Empreendedores Iniciais, realizada pelo Sebrae Minas junto a empreendedores, confirma a análise do especialista. O estudo mostrou que somente 10% dos empreendedores entrevistados consideram que têm um alto conhecimento em gestão, enquanto 74% consideram que o grau de conhecimento é baixo ou médio e 16% consideram que não têm nenhum conhecimento.
Além disso, no campo do planejamento, seis em cada 10 empreendedores não realizam algum estudo ou planejamento visando uma preparação para a abertura da empresa, pois não sabem como se planejar e preferem fazer na prática.
Essa não preparação prévia à abertura já limita as capacidades do negócio no início das atividades, o que aumenta a probabilidade de insucesso e fechamento prematuro. Nessa perspectiva, com desafios inerentes ao mercado, o empresário precisa, segundo Pereira, maximizar o seu desempenho na gestão da empresa para que o negócio tenha sucesso.
Empreendedores em constante evolução
O ambiente de negócios está em constante evolução devido às mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, afirma o gerente. Assim, se manter informado e adquirir novas habilidades é essencial para tomar decisões mais embasadas, identificar oportunidades e desafios de forma mais eficaz.
“Tomar decisões baseadas em dados e tendências, em informações concretas no lugar de intuição ou suposições, leva a decisões com maior probabilidade de sucesso.”
Ricardo Pereira, o gerente da Unidade de Produtos e Comercialização do Sebrae Minas.
Pereira ainda ressalta que a visão sistêmica de um negócio viabiliza uma avaliação de todo o processo, analisar dados e envolver todos os pontos fortes e fracos de uma área de um negócio para uma tomada de decisão mais pontual.
*Com informações do Diário do Comércio.
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