Com a demanda crescente no setor de Inteligência Artificial (IA), As big techs não querem se contentar com a posição de provedoras de nuvem. deste modo, o mercado está se articulando e fechando parcerias no mesmo modelo da Microsoft com a OpenAI. A Amazon se aliou à Anthropic, assim como o Google, fechou com a Co:here, além da sua subsidiária DeepMind, que fez a primeira IA capaz de vencer um humano no jogo Go, o AlphaGo.
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As empresas entenderam que não podem ficar paradas porque, atualmente, qualquer um pode rodar sua IA na nuvem de qualquer big tech. A realidade fomenta um problema de fidelização dos clientes, e a capacidade de processamento necessária para realizar esses experimentos em larga escala na área aumentou 300 mil vezes em dez anos, o que garante a dianteira para quem oferece aporte financeiro.
De acordo com a firma de venture capital A16z, do Vale do Silício, tanto as grandes empresas quanto as mais novas do setor estão em um momento crucial para a idealização de modelos de negócio rentáveis. Existe a necessidade de descobrir se IAs são mais lucrativas como produtos isolados ou agregadas como ferramenta a serviços já estabelecidos.
Outro desafio ascendente se dá na diferenciação da concorrência em um contexto acirrado, em que os modelos que geram textos, imagens, códigos e até moléculas para a indústria farmacêutica ainda apresentam similaridades.
Concorrência intensa
Segundo o levantamento da plataforma Distrito, só o Brasil registrou 702 startups de IA em 2022, enquanto nos Estados Unidos, a estimativa é de 14 mil. Exemplificando a partir de um setor específico: em 2022, já havia 18 remédios criados com auxílio de IA em testes clínicos. Em 2020 o número era 0.
No entanto, o recente relatório State of AI calcula que o capital de risco destinado a startups do meio, mundo afora, tenha apresentado um declínio de US$ 111,4 bilhões em 2021 para US$ 70,9 bilhões em 2022. A queda nos investimentos acelera o processo de seleção natural das empresas.
*Com informações da Voce SA.
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